APRESENTAÇÃO:
Atualmente, há uma necessidade de profissionais que atuem de forma interdisciplinar, reflexiva e crítica em educação/saúde. Com isso, o curso possibilita ao profissional avaliar e intervir nos processos de aprendizagem, viabilizando ações que permitam o aprendizado por meio de fundamentação teórica e práticas específicas. Para isso, torna-se imprescindível uma atuação integrada, isto é, articulada com outras áreas do saber. A Psicopedagogia é uma especialidade que atua nas áreas de saúde e educação e se ocupa dos processos relacionais e de aprendizagem humana e leva em conta o ser cognoscente , isto é, o sujeito em processo de aprendizagem, em uma perspectiva integrada do indíviduo, considerando os aspectos biológicos, emocionais, sociais e culturais como parte do processo de desenvolvimento. Por meio da psicopedagogia pode-se potencializar os processos de desenvolvimento e aprendizagem ou minimizar riscos ao mesmo processo. O campo de atuação do especialista em psicopedagogia se dá em empresas, escolas, hospitais e clínicas.
OBJETIVOS:
O objetivo do curso é capacitar os profissionais para atuar nos processos de ensino-aprendizagem, preparando-os para práticas clínica e/ou instituições de ensino.
PÚBLICO ALVO:
Pedagogos, Psicólogos e demais Profissionais de licenciatura de áreas afins à Educação.
Avaliação Psicoeducacional | 30 |
Pedagogia Hospitalar | 30 |
Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar | 30 |
Neurociência e Aprendizagem | 30 |
Teorias e Práticas da Psicopedagogia Clínica | 30 |
Metodologia da Alfabetização e da Matemática | 30 |
Instrumentos e Técnicas Psicopedagógicas | 30 |
Diversidade e Inclusão Educacional | 30 |
Psicopedagogia e Intervenções Familiares e Institucionais | 30 |
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | 30 |
Psicopedagogia Aplicada aos Ambientes Organizacionais | 30 |
Atividade de Intervenção I | 30 |
Atividade de Intervenção II | 30 |
Atividade de Intervenção III | 30 |
Tópicos Avançados | 30 |
Informações | |
---|---|
Local | Londrina |
Modalidade | Especialização |
Título | Especialista |
Duração | Até 21 meses |
Carga Horária | 450 |
Periodicidade Sextas (das 19:00h. às 23:00h.) e Sábados (das 08:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 17:00h.) Semanalmente às Segundas, Terças e Quartas-feiras (das 19h às 23h). |
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).