Alfabetização e Multiletramentos no Contexto Escolar

Alfabetização e Multiletramentos no Contexto Escolar

O curso tem o objetivo de promover a ressignificação de saberes e fazeres no campo de Multiletramentos e Alfabetização em Língua Portuguesa. Tem como foco o desenvolvimento de atividades e análise reflexiva que articulam conhecimentos e experiências com pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS, COPE, 2000), voltada para a diversidade sócio cultural e as múltiplas linguagens que constituem nossas práticas sociais. Visa o preparo profissional para o trabalho com múltiplas linguagens no contexto escolar bem orientar professores e demais interessados para atuar em contextos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, conforme diretrizes da Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2018).

PÚBLICO-ALVO:

• Profissionais nas diversas áreas do conhecimento, educadores, estudantes, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, profissionais que atuam com Alfabetização, Língua Portuguesa e áreas afins.

Multiletramentos: Diversidade Cultural e Linguística na escola
Práticas Sócio Históricas de Alfabetização, Letramento, Multiletramentos e suas interfaces
Educação para a Diversidade no Contexto Escolar
Práticas Pedagógicas Interdisciplinares
Multimodalidade, Intertextualidade e Multiletramentos nas Práticas de Leitura, Escrita, Oralidade.
Educação Literária e Mediação de Literatura Infantil
Didáticas para Diversidade Cultural e Linguística na Educação Infantil: do Planejamento à Avaliação.
Didáticas para Diversidade Cultural e Linguística no Ensino Fundamental: do Planejamento à Avaliação.
Didáticas para Diversidade Cultural e Linguística na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo: do Planejamento à Avaliação.
Práticas de Educação Inclusiva na perspectiva de Multiletramentos.
Intervenções Psicopedagógicas para dificuldades de Aprendizagem de Linguagem.
Adaptações Curriculares e Transtornos Globais do Desenvolvimento.

daiane.fier@unicesumar.edu.br
    tacito.campois@unicesumar.edu.br
    Daiane Fier:

Local Londrina
Modalidade Especialização
Semanal às 2ª e 4ª feiras no período noturno

Tacito Graminha Campois

Coordenador Tacito Graminha Campois

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.