Educação Especial e Inclusão Educacional

Educação Especial e Inclusão Educacional

No cenário atual há uma necessidade de profissionais da área da educação e da saúde que conheçam sobre as áreas da Educação Especial, especialmente o que diz respeito à deficiência intelectual, auditiva, visual, intelectual, múltiplas deficiências, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; e ainda, o contexto das escolas especializadas, denominadas de Escolas de Educação Básica, Modalidade da Educação Especial, aprovadas pelo Parecer 07/2014, do Conselho Estadual de Educação do Paraná/CEE e o Serviço de Atendimento de Escolarização à Rede Hospitalar (SAREH). O curso se desenvolverá na abordagem dos conteúdos na perspectiva da inclusão social e escolar, enfatizando as singularidades e especificidades das pessoas que apresentam algum tipo de necessidade educacional especial.

OBJETIVOS:

O objetivo do curso é capacitar os pós-graduandos para o atendimento pedagógico aos alunos que apresentam algum tipo de Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação, compreendendo a organização pedagógica necessária para uma abordagem estratégica na condução de ações relacionadas ao atendimento educacional especializado.

PÚBLICO-ALVO:

• Profissionais do setor privado ou público com formação superior em qualquer área do conhecimento, especialmente com licenciaturas, como: professores, coordenadores, supervisores, diretores de instituições de ensino; ainda psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros; que querem atuar e/ou atualizar seus conhecimentos na área da Educação Especial.

Avaliação Psicoeducacional 30
Pessoas com Necessidades Especiais: a Comunidade e suas Instituições 30
Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Intelectual e Surdez 30
Altas Habilidades e Superdotação 30
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Leitura, Escrita e Matemática 30
Metodologias de Ensino e Intervenções Pedagógicas 30
Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade 30
Instrumentos e Técnicas Psicopedagógicas 30
Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Física e Visual 30
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento 30
Lingua Brasileira de Sinais: Libras 30
Tópicos Avançados 30

daiane.fier@unicesumar.edu.br
    tacito.campois@unicesumar.edu.br
    Daiane Fier:

Local Londrina
Modalidade Especialização
Duração18 meses
Carga Horária360 horas
Horários: Quinzenalmente às Sextas (das 19h às 23h) e Sábados (das 08h às 12h e das 13h às 17h) em 18 meses ou Semanalmente às Segundas, terças e quartas (das 19h às 23h) em 11 meses
Matricula de R$ 400,00
18 x R$ 390,00
24 x R$ 300,00

* Valores para os alunos que iniciarem os cursos em Março de 2021

Tacito Graminha Campois

Coordenador Tacito Graminha Campois

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
Matricula de R$ 400,00
18 x R$ 390,00