No cenário atual há uma necessidade de profissionais da área da educação e da saúde que conheçam sobre as áreas da Educação Especial, especialmente o que diz respeito à deficiência intelectual, auditiva, visual, intelectual, múltiplas deficiências, surdocegueira, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; e ainda, o contexto das escolas especializadas, denominadas de Escolas de Educação Básica, Modalidade da Educação Especial, aprovadas pelo Parecer 07/2014, do Conselho Estadual de Educação do Paraná/CEE e o Serviço de Atendimento de Escolarização à Rede Hospitalar (SAREH). O curso se desenvolverá na abordagem dos conteúdos na perspectiva da inclusão social e escolar, enfatizando as singularidades e especificidades das pessoas que apresentam algum tipo de necessidade educacional especial.
OBJETIVOS:
O objetivo do curso é capacitar os pós-graduandos para o atendimento pedagógico aos alunos que apresentam algum tipo de Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento ou Altas Habilidades/Superdotação, compreendendo a organização pedagógica necessária para uma abordagem estratégica na condução de ações relacionadas ao atendimento educacional especializado.
PÚBLICO-ALVO:
Avaliação Psicoeducacional | 30 |
Pessoas com Necessidades Especiais: a Comunidade e suas Instituições | 30 |
Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Intelectual e Surdez | 30 |
Altas Habilidades e Superdotação | 30 |
Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem: Leitura, Escrita e Matemática | 30 |
Metodologias de Ensino e Intervenções Pedagógicas | 30 |
Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade | 30 |
Instrumentos e Técnicas Psicopedagógicas | 30 |
Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Deficiência Física e Visual | 30 |
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento | 30 |
Lingua Brasileira de Sinais: Libras | 30 |
Tópicos Avançados | 30 |
Informações | |
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Local | Londrina |
Modalidade | Especialização |
Duração | 18 meses |
Carga Horária | 360 horas |
Periodicidade Horários: Quinzenalmente às Sextas (das 19h às 23h) e Sábados (das 08h às 12h e das 13h às 17h) em 18 meses ou Semanalmente às Segundas, terças e quartas (das 19h às 23h) em 11 meses |
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).