Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

A Especialização Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam na indústria e nos serviços de inspeção sanitária de produtos de origem animal, abrangendo conhecimentos nas áreas de higiene, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal.

Nesse sentido, as disciplinas do curso foram pensadas para capacitar o aluno a: realizar procedimentos higiênico-sanitários nos estabelecimentos produtores de alimentos e orientação aos seus manipuladores; realizar uma inspeção sanitária criteriosa dos animais no exame ante mortem e da carcaça e vísceras no exame post mortem, bem como na produção industrial de leite e derivados, ovos, mel e pescados; observar e reconhecer os pontos críticos na industrialização e comercialização dos POAs, que podem colocar a população que os consome em situação de risco; identificar elementos indicativos de alterações organolépticas ou microbiológicas nos produtos, que possam levar à propagação de doenças; relacionar aspectos sociais, econômicos e de saúde pública; familiarizar-se com as legislações e normas, bem como com os padrões utilizados para a qualificação sanitária dos alimentos.

OBJETIVOS:

A Pós-Graduação lato sensu UniCesumar oferece uma metodologia de ensino dinâmica bem como um amplo conhecimento teórico e prático aos profissionais que pretendem adquirir conhecimento científico e aprofundado em técnicas de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal, em nível de pós-graduação lato sensu, além de contribuir para o raciocínio critico, com enfoque humanístico no processo de trabalho.

PÚBLICO-ALVO:

• Médicos veterinários e profissionais de nível superior que exerçam atividades profissionais na área de produção e inspeção sanitária de produtos de origem animal nas esferas pública e privada.

Higiene, Inspeção e Tecnologia de Carnes - Bovinos, Suínas e Aves 30
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Carnes - Equídeos e Pescado 30
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – Leite Fluído 30
Epidemiologia em Zoonoses e Segurança Sanitária dos Alimentos 30
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Ovos e Mel e Pequenos Ruminantes 30
Controle de Qualidade 30
Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal 30
Comércio Nacional e Internacional e Sistemas de Controle e Rastreamento de Produtos de Origem Animal 30
Análise Sensorial de Alimentos e Aprovação de Rotulagem 30
Programas Sanitários Oficiais de Controle e Erradicação de Doenças e Vigilância Sanitária de Alimentos 30
Bioética, Legislação e Contratos 30
Tópicos Avançados 30

daiane.fier@unicesumar.edu.br
    tacito.campois@unicesumar.edu.br
    Daiane Fier:

Local Londrina
Modalidade Especialização
Duração18 meses
Carga Horária360 horas
Horários: Quinzenalmente às Sextas (das 19h às 23h) e Sábados (das 08h às 12h e das 13h às 17h)
Matrícula de R$ 400,00
18 x R$ 840,00
24 x R$ 640,00

Tacito Graminha Campois

Coordenador Tacito Graminha Campois

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
Matrícula de R$ 400,00
18 x R$ 840,00