Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Esta especialização visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam na indústria e nos serviços de inspeção sanitária de produtos de origem animal, abrangendo conhecimentos nas áreas de higiene, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Nesse sentido, as disciplinas do curso foram pensadas para capacitar o aluno a: realizar procedimentos higiênico-sanitários nos estabelecimentos produtores de alimentos e orientação aos seus manipuladores; realizar uma inspeção sanitária criteriosa dos animais no exame ante mortem e da carcaça e vísceras no exame post mortem, bem como na produção industrial de leite e derivados, ovos, mel e pescados; observar e reconhecer os pontos críticos na industrialização e comercialização dos POAs, que podem colocar a população que os consome em situação de risco; identificar elementos indicativos de alterações organolépticas ou microbiológicas nos produtos, que possam levar à propagação de doenças; relacionar aspectos sociais, econômicos e de saúde pública; familiarizar-se com as legislações e normas, bem como com os padrões utilizados para a qualificação sanitária dos alimentos.

PÚBLICO-ALVO:

• Médicos veterinários e profissionais de nível superior que exerçam atividades profissionais na área de produção e inspeção sanitária de produtos de origem animal nas esferas pública e privada.

Microbiologia de Alimentos
Produtos de Origem Animal no Contexto da Defesa Agropecuária
Importância do Comércio Nacional e Internacional de Produtos de Origem Animal
Segurança Sanitária de Alimentos
Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal
Sistema de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmitidas por Alimentos, Ênfase em Surtos
Tecnologia e Qualidade da Carne
Análise Sensorial de Alimentos e Processamento de Produtos de Origem Animal
Controle de Qualidade da Carne Suína
Controle de Qualidade em Abatedouro de Aves
Aprovação de Rotulagem
Sistemas de Controle e Rastreamento de Produtos de Origem Animal
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Bovinos
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Suínos e Pequenos Ruminantes
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Pescados
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Equídeos
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Aves
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – Parte I (Leite Fluido)
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – Parte I (Derivados)
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Ovos e Mel
Reconhecimento Macroscópico de Alterações em Animais de Abate – Parte I (Aves)
Reconhecimento Macroscópico de Alterações em Animais de Abate – Parte II (Mamíferos)
Metodologia de Ensino (Disciplina online)
Metodologia da Pesquisa (Disciplina online)

daiane.fier@unicesumar.edu.br
    tacito.campois@unicesumar.edu.br
    Daiane Fier:

Local Londrina
Modalidade Especialização
Duração19 meses
Carga Horária370 horas
Horários: aulas quinzenais, aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.
24 x R$ 613,00
30 x R$ 500,00
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

* Valores para 2020

Tacito Graminha Campois

Coordenador Tacito Graminha Campois

Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).

• Fotocópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Fotocópia RG e CPF;
  • Fotocópia comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO****
  • (****) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO *****
  • (*****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
24 x R$ 613,00
30 x R$ 500,00