As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.
A opção por uma educação generalista na graduação impõe a necessidade de complementar a formação de psicólogos e profissionais da saúde para a prática em saúde mental, bem como a demanda social para atendimento em saúde mental significativa, conforme dados apresentados acima, adicionadas à carência de profissionais tanto no âmbito do magistério superior quanto no envolvimento com pesquisas, acarreta avanços na área da saúde mental. Neste sentido, propomos um curso consistente, com professores reconhecidamente capacitados, que contemple o diálogo com outras áreas do conhecimento científico (Ciências Sociais, Medicina, Educação, Filosofia, Arte, entre outras), tanto para ampliar a compreensão das condições de vida do ser humano na atualidade, como para favorecer o desenvolvimento de novas modalidades de intervenção clínica e de extensão à comunidade: diagnósticos, intervenções terapêuticas com crianças/adolescentes/adultos em centros de saúde, ambulatórios, hospitais, creches, clínicas especializadas, entidades de atendimento a portadores de deficiências físicas e/ou mentais, juizado de menores, juizado de família.
OBJETIVOS:
Capacitar profissionais de saúde e áreas afins para a atuação em saúde mental, quanto o atendimento, planejamento e gerenciamento na atenção em saúde mental e suas psicopatologias, capacitando-os nos processos de transformação da assistência psiquiátrica brasileira através das políticas públicas.
De forma que possibilite conhecimento teórico e prático a respeito dos diferentes dispositivos de saúde mental, para uma atuação crítica e reflexiva sobre sofrimento psíquico, possibilitando a aplicação de técnicas adequadas e validadas para o tratamento em saúde mental, enfrentando os desafios do trabalho em rede de atenção psicossocial.
PÚBLICO-ALVO:
Determinantes Históricos e Conceituais do Campo da Saúde Mental | 30 |
Descrição dos Principais Quadros em Saúde Mental: Transtornos e Doenças Mentais | 30 |
Saúde Mental e Atenção Psicossocial | 30 |
Psicopatologia: Fundamentos da Psicopatologia, Classificação Diagnóstica – CID e DSM | 30 |
Avaliação Neuropsicológica e Psicológica em Saúde Mental | 30 |
Psicopatologias, Psicodiagnóstico e Psicofarmacologia | 30 |
Bioética, Legislação e Contratos | 30 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 30 |
Terapias Emergentes: Arteterapia, Equoterapia, Musicoterapia | 30 |
Processos Sociais e Saúde | 30 |
Saúde Mental na Infância e Adolescência e Saúde Mental e Envelhecimento | 30 |
Tópicos Avançados | 30 |
Informações | |
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Local | Londrina |
Modalidade | Especialização |
Título | Especialista |
Duração | 11 ou 18 meses |
Carga Horária | 360 horas |
Periodicidade Horários: Quinzenalmente às Sextas (das 19h às 23h) e Sábados (das 08h às 12h e das 13h às 17h) em 18 meses ou Semanalmente às Segundas, terças e quartas (das 19h às 23h) em 11 meses |
Investimento | |
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Matrícula de | R$ 400,00 |
18 x | R$ 534,00 |
24 x | R$ 410,00 |
* Valores para os alunos que iniciarem os cursos em Março de 2021
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (2008), Matemática e Pedagogia pelo Centro Universitário Filadélfia (2015 – 2017), mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Doutorado em Microbiologia na Universidade Estadual de Londrina (2014). Atualmente é docente e coordenador de estágio e Pós-Graduação na UniCesumar – Londrina. Experiências nas disciplinas de Microbiologia, Imunologia, Imunologia Médica, Metodologia de Ciências, Conteúdo de Ciências e Fundamentação Científica, coordenador do curso de Pedagogia, membro do NDE do curso de Pedagogia, Biomedicina, Radiologia, Podologia e coordenador do grupo de pesquisa em Imunologia Membro da Sociedade Brasileira de Imunologia e revisor das revistas Semina Ciências Biológicas e da Saúde, Immunome Research, Journal of Microbiology and Biotechnology e Current Diabetes Reviews. Têm experiência desde 2015 nos cursos de Pós graduação ( Neuropedagogia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Especial, Neuropsicopedagogia Clínica, Saúde Coletiva: Estratégia da Saúde da Família, Saúde Coletiva, Saúde Mental e atenção Psicossocial) da FATEC-Ivaiporã mantida pelo Instituto Rhema Educação. Avaliador de Instituições de Educação Superior e dos cursos de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e revisor técnico de itens para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ENADE).