Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Curso Bacharelado em
Engenharia Ambiental e Sanitária
indisponível

Descubra mais

Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o Curso A grande função deste engenheiro é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana, reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.

Na prática, este bacharel projeta, constrói e gerencia a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. É responsável pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais. Pode trabalhar em secretarias municipais e estaduais ou em polos industriais, na construção e na manutenção de redes de água, esgoto e coleta e disposição de lixo. Pode lidar, ainda, com a construção de sistemas de drenagem, para prevenir enchentes.

O currículo é multidisciplinar, com disciplinas das áreas das Ciências Exatas e Biológicas. Aulas de Física, Química e Estatística alternam-se com as de Ecologia, Geologia, Hidrologia, Topografa e Hidráulica. A partir do terceiro ano, começam as disciplinas profissionalizantes, como Tratamento de Resíduos, Cálculo de Emissões na Atmosfera, Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos e a Avaliação de Impactos Ambientais. O estágio é obrigatório, bem como a apresentação de um projeto de conclusão de curso.

recomende:
Investimento
Mensalidade A definir

A Prática

O curso conta com aulas teórico-práticas, nas quais os alunos alinham os conhecimentos recebidos em sala de aula à aplicação prática, por meio de visitas técnicas e aulas de campo.

PROFISSÃO EM FOCO A Engenharia Ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais, com vista a promover o desenvolvimento sustentável.

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

Os principais empregadores do Engenheiro Ambiental são as empresas de tratamento de água e esgoto, de resíduos sólidos e companhias petrolíferas. No setor privado, merecem destaque a recuperação de áreas degradadas e as ações de sustentabilidade, cobradas com ênfase cada vez maior das indústrias. Grandes construtoras e empresas de energia também demandam estes profissionais, para avaliar e prevenir o impacto ambiental nas obras e manutenção das operações de hidrelétricas e termelétricas. No setor público, as vagas estão em prefeituras e órgãos ligados ao meio ambiente. As oportunidades são maiores nas capitais e cidades de médio porte e nas regiões com maior concentração de atividades industrial e agrícola, no Sudeste e Sul.

carregando...
  • Estrutura

    O projeto conta com:
    • Salas de aula equipadas e climatizadas;
    • Estacionamento interno;
    • Câmeras de segurança em todo o campus;

    Clique aqui e conheça nossa estrutura

  • Reconhecimento

    Entre os 10 maiores
    Grupos Educacionais do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% melhores instituições do país.

  • Apoio presencial

    Biblioteca virtual e laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.

Como ingressar Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil.

Bolsas e Financiamentos

FIES, Prouni, PAI e muito mais. Financie até 100% do curso superior, pagando no máximo R$ 150,00 por trimestre. Saiba mais

Formas de Ingresso

O universo do conhecimento começa aqui. Selecione sua categoria e saiba como ingressar.

Transferência Portador de Diploma Reabertura de Matrícula
Investimento
Mensalidade A definir
Mais informações