Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Curso Bacharelado em
Engenharia de Alimentos
indisponível

Descubra mais

Engenharia de Alimentos

Sobre o Curso A formação de profissionais que desenvolvam atividades técnicas e científicas em favor da alimentação humana, integrada com a realidade do país e das comunidades próximas está ganhando muita .

O Curso de Engenharia de Alimentos justifica-se por atender a uma demanda social regional, formando profissionais qualificados para atuação nos diversos segmentos sociais e diferentes atividades atribuídas ao Engenheiro de Alimentos. Oferecendo uma formação que prima pela qualidade e tem como base as diretrizes curriculares do MEC, beneficiando a população local e contribuindo para a saúde e desenvolvimento socioeconômico da região, e ainda, contribuindo para o fortalecimento e diversificação da atuação desse profissional na região.

O Curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade CESUMAR de Ponta Grossa tem uma função estratégica relevante no desenvolvimento do estado do Paraná e do país como um todo. A indústria de alimentos é um ramo importante para o crescimento econômico de uma região, refletindo diretamente no nível de empregos ofertados, bem como no desenvolvimento social geral. Existe uma demanda por profissionais qualificados que possam atuar em todos os setores da profissão. Nesse contexto, o curso de Engenharia de Alimentos vem ao encontro destas demandas, colocando no mercado um profissional de ciência, tecnologia e engenharia de formação ampla e qualificada, atendendo às exigências impostas pelos rumos políticos, sociais e econômicos atuais da sociedade.

recomende:
Investimento
Mensalidade A definir

A Prática

A Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimento capaz de englobar todos os elementos relacionados com a produção e industrialização de alimentos e que pode através do profissional com esta formação potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis: seja na formação de profissionais e mão de obra, no subsídio à elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, como na colaboração à preservação da saúde pública (normatização técnica, orientação e fiscalização) (ABEA, 2010).

O curso de Engenharia de Alimentos além de propiciar o aprendizado técnico e cientifico com embasamento teórico-prático, também desenvolve habilidades de iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e liderança ao novo profissional. Assim, o engenheiro formado e preparado para ser dinâmico, adaptável e flexível as mudanças, apresentando
também conhecimento adequado sobre relações humanas, meio ambiente, mercado, finanças e aspectos jurídicos. E necessário que se propicie formação da referida consciência
durante o processo educativo para qualificar os futuros profissionais para a superação dos atuais desafios impostos na área de Engenharia de Alimentos. Para tanto, deve-se buscar a formação de indivíduos capazes, com base no constante exercício da percepção de seu papel com relação ao meio, de agir de forma proativa para o desenvolvimento social, levando em conta o espectro de atuação que sua condição permite como profissional e cidadão. A busca dessa formação mais ampla pode sustentar o duplo efeito de suportar ações governamentais que visem o desenvolvimento econômico baseado na alta tecnologia e de, no caso dessas ações não serem tomadas, em longo prazo, dotar a sociedade de uma “massa crítica” capaz de desencadear as referidas ações. Além disso, o profissional deve ser capaz de identificar as necessidades tecnológicas mais imediatas de sua região e, a partir disto, desenvolver projetos adequados e, se possível, inovadores com a realidade local. A demanda por este profissional justifica a solicitação do curso.

PROFISSÃO EM FOCO O objetivo do curso de Engenharia de Alimentos e a formação de profissionais capacitados para trabalhar nas indústrias agroalimentares solucionando problemas de ordem técnico-científicas e operacionais.

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

O Bacharel em Engenharia de Alimentos ou Engenheiro de Alimentos atua no desenvolvimento de produtos e de processos da indústria de alimentos e bebidas, em escala industrial, desde a seleção da matéria-prima, de insumos e de embalagens até a distribuição e o armazenamento. Projeta, supervisiona, elabora e coordena processos industriais;
identifica, formula e resolve problemas relacionados à indústria de alimentos, acompanhando o processo de manutenção e operação de sistemas. Atua no controle e na garantia da qualidade dos produtos e processos. Desenvolve tecnologias limpas e processos de aproveitamento dos resíduos da indústria de alimentos. Busca o desenvolvimento de produtos saudáveis, com características sensoriais que atendam ao consumidor. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa
e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

O Engenheiro de Alimentos atua em indústrias de alimentos e bebidas, no segmento de fornecedores de refeições, no varejo/redes de distribuição, no projeto e assistência técnica de equipamentos, em empresas de insumos alimentícios, de aditivos e de coadjuvantes de tecnologia para a indústria alimentícia, em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.

Corpo docente de alto nível

Coordenador João Guilherme Baggio de Oliveira

carregando...
  • Estrutura

    O projeto conta com:
    • Salas de aula equipadas e climatizadas;
    • Estacionamento interno;
    • Câmeras de segurança em todo o campus;

    Clique aqui e conheça nossa estrutura

  • Reconhecimento

    Entre os 10 maiores
    Grupos Educacionais do Brasil.

  • Ensino
    de qualidade

    A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% melhores instituições do país.

  • Apoio presencial

    Biblioteca virtual e laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.

Como ingressar Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil.

Bolsas e Financiamentos

FIES, Prouni, PAI e muito mais. Financie até 100% do curso superior, pagando no máximo R$ 150,00 por trimestre. Saiba mais

Formas de Ingresso

O universo do conhecimento começa aqui. Selecione sua categoria e saiba como ingressar.

Transferência Portador de Diploma Reabertura de Matrícula
Investimento
Mensalidade A definir
Mais informações