Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, “o Tecnólogo em Gestão de Turismo atua no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado. Desenvolve ações no âmbito do planejamento turístico, agenciamento de viagens, transportadoras turísticas e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade. A identificação dos potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional, constitui-se atividade relevante deste profissional”.
Dentro deste contexto, espera-se que este profissional esteja apto a desenvolver as seguintes habilidades e competências:
Investimento | |
---|---|
Mensalidade | A definir |
Com ampla estrutura de comunicação, o curso prepara o aluno para exercer a profissão nos vários campos do jornalismo, da comunicação organizacional às redações; das mídias tradicionais como jornais, revistas, TVs e rádios, ao trabalho em webjornalismo — uma formação verdadeiramente multimídia. Aproxima a realidade da carreira do dia a dia do aluno, por meio da TV Universitária, da Rádio Universitária, do laboratório de fotografias e de projetos ao longo do curso.
Áreas básicas
Áreas específicas
O Curso de Bacharelado em Jornalismo está preparado e equipado para assegurar as melhores condições de ensino e aprendizagem aos futuros profissionais. O corpo docente é altamente qualificado. Títulos de pós-graduação, envolvimento com pesquisa e vasta experiência de mercado são os diferenciais que os professores oferecerão em sala de aula – e fora dela –, em atendimentos individuais e orientações de trabalhos práticos.
A matriz pedagógica é privilegiada com disciplinas como: Empreendedorismo que visa à formação de profissionais empreendedores, aptos a visualizar mercados potenciais de atuação, bem como a atuar estrategicamente no lançamento e propostas de produtos editoriais; Inglês e Espanhol, que buscam fornecer a leitura instrumental e o contato com essas línguas estrangeiras que são do contexto geopolítico em que o Brasil está inserido, uma vez que se busca formar o acadêmico para atuação em diferentes mercados, que carregam necessidades próprias; Comunicação Organizacional I e II, Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública, são matérias que visam à formação de profissionais para a gerência dos departamentos de comunicação de empresas públicas, privadas ou de terceiro setor.
A forte vinculação do curso à compreensão teórica e às linguagens das novas mídias encontra-se presente desde as disciplinas fundamentais, como Mercado da Comunicação, às específicas, como Jornalismo e Internet, Webjornalismo, Linguagem Visual e Criação, Técnicas Fotográficas, Fotojornalismo, Produção em Rádio, Projetos Especiais Sonoros, Radiojornalismo, Telejornalismo I e II, Narrativas audiovisuais, Jornalismo de Banco de Dados e Produção Multimídia. As referidas disciplinas estão vinculadas a projetos laboratoriais imprescindíveis para a prática acadêmica: jornais eletrônicos, programas radiofônicos, Telejornais, Radiojornais, Agências de Notícia e demais projetos experimentais.
A partir, também, de disciplinas como Narrativas Jornalísticas, Técnica de Reportagem e Entrevista I e II, Planejamento Gráfico para Jornalismo, a UniCesumar prepara os alunos para os desafios de um mercado em crescente transformação.