O gerenciamento de recursos cada vez mais escassos serve para criar novas oportunidades de mercado. Planejar, organizar, controlar e comandar são as funções clássicas do gestor, um especialista em negócios que usa sua liderança e sua visão estratégica para que a empresa e as pessoas que trabalhem nela funcionem e progridam.
Enfrentar mercados cada vez mais globalizados e competitivos – essa é a conjuntura que os candidatos a uma vaga do curso de Comércio Exterior são levados a estudar. A atividade conjuga as habilidades de gerência e liderança de um executivo à versatilidade e perspicácia de um empresário internacional. Gerenciar as transações comerciais com países ou empresas estrangeiras, planejar importações e exportações, analisar oportunidades de mercados internacionais, estudar as normas alfandegárias e fiscais de cada país são algumas das muitas tarefas do profissional de Comércio Exterior. E há uma necessidade, cada vez maior, de profissionais que saibam atuar nesta realidade mundial.
O Curso de Tecnologia em Comércio Exterior tem duração de 2 anos (quatro semestres), trazendo disciplinas que vão possibilitar ao acadêmico compreender a dinâmica desse setor.
Informações | |
---|---|
Turno | Noturno |
Vagas | 50 |
Duração | 2 anos |
Investimento | |
---|---|
Mensalidade | De: R$857,85
Por: R$ 649,00 |
* Valor promocional exclusivo para ingresso no primeiro semestre de 2021.
Destacam-se as atividades desenvolvidas pela Consultoria Junior em projetos que possibilitam aos acadêmicos vivenciarem as teorias de sala de aula na prática, em empresas de Maringá e região, e os diversos eventos que os acadêmicos e professores organizam, na instituição e fora dela, promovendo a discussão de temas pertinentes à profissão junto à sociedade.
O aluno de Comércio Exterior dispõe de salas de aula confortáveis e outros ambientes espaçosos e favoráveis ao aprendizado; biblioteca ampla e bem equipada com livros, periódicos e vídeos; professores habilitados e titulados; além de materiais didáticos consistentes e atualizados. Laboratório de Informática com programas específicos e laboratório de multimídia são outras ferramentas utilizadas no Curso. A consultoria Junior e o Cesumar Empresarial são espaços em que o aluno poderá exercitar a prática dentro do universo acadêmico, prestando consultorias e realizando diagnósticos nas empresas reais, realizando exportações e/ou importações.
Áreas básicas
Áreas específicas
Seguindo os pressupostos apresentados pelo MEC, o Gestor de Comércio Exterior é o profissional que gerencia operações de comércio internacional, tais como: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional; também, prospecta e pesquisa mercados, define planos de ação, negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação; controla fluxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o comércio exterior.
Entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de criar, mobilizar e articular, colocando em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.
O profissional deverá analisar as vantagens e desvantagens da exportação, determinando as razões para efetivá-la de acordo com a estrutura física e funcional da empresa importadora, definindo, inclusive, as informações relevantes para uma ficha cadastral de importador, o qual deverá informar sobre o resultado da análise de sua ficha, e, ainda, elaborar os objetivos e metas da exportação e desenvolver os fluxos pertinentes para cada transação.
Entre outras atividades, deverá estudar e determinar o mercado que irá operar, de maneira a avaliar suas efetivas possibilidades comerciais, presentes e futuras, preocupando-se não só com o produto em si, mas também com os tipos e qualidade deles.
Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP ; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2000); Especialista em EAD e Tecnologias Educacionais pela UNICESUMAR (2014); e Graduado com láurea acadêmica em Administração pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1996).
Atualmente, é Coordenador dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Gestão de Varejo, Logística, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR.