Curso Bacharelado em
Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)
indisponível

Descubra mais

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Sobre o Curso A profissão do Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica) é voltada à dimensão, implementação e operação de sistemas em que componentes e equipamentos mecânicos e computacionais interagem em processos produtivos que garantam o padrão de qualidade dos produtos fabricados.

A criação de máquinas robotizadas e sistemas automáticos de segurança são alguns produtos que podem ser construídos por esta área da engenharia. Diante destas características e para melhor preparar os alunos, o curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicesumar oferece ótima estrutura física nos laboratórios, aulas práticas desde o primeiro ano, cursos de nivelamento, monitorias, desenvolvimento de projetos integradores, com possibilidade de registro de patentes, participação em exposições tecnológicas e visitas técnicas orientadas.

Esta área da engenharia enfatiza os trabalhos práticos em laboratório, com o objetivo de permitir que o estudante aplique a teoria vista na sala de aula em problemas reais. Outro diferencial do curso são os estágios supervisionados em empresas conceituadas na área.

recomende:
Turno Matutino
Vagas 50
Duração 5 anos
Matriz Curricular
Matutino
Reconhecido pela Portaria 1071 de 16/12/2008.
Mensalidade R$ 2.307,53

* Valores para ingressantes do primeiro semestre de 2021.
** Valor já aplicado o desconto da Unidade e de pontualidade.

A Prática

O curso aplica na prática os conceitos teóricos transmitidos em sala de aula. Prepara os alunos para o ambiente real de trabalho em laboratórios diferenciados nas seguintes áreas:

• Física;
  • Química;
  • Eletrônica Aplicada;
  • Eletrônica de Potência;
  • Acionamentos Elétricos;
  • Instalações Elétricas;
  • Geração de energia Eólica;
  • Geração de energia Solar fotovoltaica;
  • Distribuição de Energia;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Processos de fabricação mecânica;
  • Informática industrial e redes Fieldbus (redes industriais);
  • Informática aplicada;
  • Desenho técnico (prancheta e computador).

Além das aulas práticas, os alunos participam todos os anos da Mostra Tecnológica; feira industrial que reúne todos os alunos em uma exposição de projetos que permite a difusão do conhecimento obtido ao longo da formação e o contato com as empresas locais que participam do evento.

O curso atende ao preconizado pelas diretrizes nacionais do Ministério da Educação e aos critérios estabelecidos pelo CREA/CONFEA, conferindo, ao profissional formado, a possibilidade de registro junto ao CREA-PR.

PROFISSÃO EM FOCO

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

O mercado encontra-se em expansão, apresentando excelente demanda nas áreas: metalmecânica, agroindustrial, sucroalcooleira, automobilística, eletroeletrônica, computação/informática, docência, inovação tecnológica e de empreendedorismo.

O Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônico) formado pela Unicesumar pode atuar nas seguintes áreas:

• Projetar, gerenciar e operar equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral;
  • Programar máquinas, integrar softwares aos processos industriais;
  • Dimensionar ou redimensionar e manter os sistemas e equipamentos já instalados;

Atribuir inteligência de tomada de decisão a processos automáticos.

SELOS

Corpo docente de alto nível

Leandro Thiago Loureiro

Coordenador Leandro Thiago Loureiro

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela EEI: Faculdade de Engenharia Industrial Mecânica de São Jose dos Campos (SP), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Especialização em Gestão de Projetos e Seis Sigma – Green Belt.

Também é Coordenador de Cursos e Professor, totalizando 12 anos de experiência docente. Além disso, tem sete anos de experiência como Engenheiro de Desenvolvimento de Produtos na Philips.
Coordenador de projetos acadêmicos como o SAE AERODESIGN 2011/2012 e SAE BAJA 2013/2014.

Fale com o coordenador
carregando...
  • Estrutura

Com mais de 100 mil m², o campus da Unicesumar oferece uma estrutura para fazer a diferença na sua vida acadêmica

Clique aqui e conheça nossa estrutura

• Reconhecimento

Reconhecida pelo Ministério da Educação como o melhor Centro Universitário do sul do Brasil.

• Ensino
    de qualidade

A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

• Apoio presencial

Biblioteca virtual e laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.

Como ingressar Estude no melhor Centro Universitário do sul do Brasil.

Bolsas e Financiamentos

FIES, Prouni, PAI  e muito mais. Financie até 100% do curso superior, pagando no máximo R$ 150,00 por trimestre. Saiba mais

Formas de Ingresso

O universo do conhecimento começa aqui. Selecione sua categoria e saiba como ingressar. Transferência Portador de Diploma Reabertura de Matrícula
Mensalidade R$ 2.307,53

* Valores para ingressantes do primeiro semestre de 2021.
** Valor já aplicado o desconto da Unidade e de pontualidade.