Curso Bacharelado em
Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica)

Sobre o Curso A profissão do Engenheiro de Controle e Automação - Mecatrônica dimensiona, implementa e opera sistemas, em que componentes e equipamentos mecânicos e computacionais interagem em processos produtivos que garantam o padrão de qualidade dos produtos fabricados.

A criação de máquinas robotizadas e sistemas automáticos de segurança são alguns produtos que podem ser construídos por esta área da engenharia. Diante destas características e para melhor preparar os alunos, o curso de Engenharia de Controle e Automação da Unicesumar oferece ótima estrutura física nos laboratórios, aulas práticas desde o primeiro ano, cursos de nivelamento, monitorias, desenvolvimento de projetos integradores, com possibilidade de registro de patentes, participação em exposições tecnológicas e visitas técnicas orientadas.

Esta área da engenharia enfatiza os trabalhos práticos em laboratório, com o objetivo de permitir que o estudante aplique a teoria vista na sala de aula em problemas reais de engenharia. Com isso, o curso da Unicesumar oferece, também, estágios supervisionados em empresas conceituadas na área.

Turno Matutino / Noturno
Vagas 60 / 60
Duração 5 anos
Matutino Noturno
Reconhecido pela Portaria 1071 de 16/12/2008.
Mensalidade R$ 1.998,00

* Valores para ingressantes no período letivo de 2018

A Prática

O curso aplica na prática os conceitos teóricos transmitidos em sala de aula. Prepara os alunos para o ambiente real de trabalho em laboratórios diferenciados nas seguintes áreas:

• Física;
  • Química;
  • Eletrônica Aplicada;
  • Eletrônica de Potência;
  • Acionamentos Elétricos;
  • Instalações Elétricas;
  • Geração de energia Eólica;
  • Geração de energia Solar fotovoltaica;
  • Distribuição de Energia;
  • Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
  • Processos de fabricação mecânica;
  • Informática industrial e redes Fieldbus (redes industriais);
  • Informática aplicada;
  • Desenho técnico (prancheta e computador).

Além das aulas práticas, os alunos participam todos os anos da Mostra Tecnológica; feira industrial que reúne todos os alunos em uma exposição de projetos que permite a difusão do conhecimento obtido ao longo da formação e o contato com as empresas locais que participam do evento.

O curso atende ao preconizado pelas diretrizes nacionais do Ministério da Educação e aos critérios estabelecidos pelo CREA/CONFEA, conferindo, ao profissional formado, a possibilidade de registro junto ao CREA-PR.

PROFISSÃO EM FOCO

imagem temporario [ está imagem será substituida ]

O mercado encontra-se em expansão, apresentando excelente demanda nas áreas: metalmecânica, agroindustrial, sucroalcooleira, automobilística, eletroeletrônica, computação/informática, docência, inovação tecnológica e de empreendedorismo.

O Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônico) formado pela Unicesumar pode atuar nas seguintes áreas:

• Projetar, gerenciar e operar equipamentos utilizados nos processos produtivos das indústrias em geral;
  • Programar máquinas, integrar softwares aos processos industriais;
  • Dimensionar ou redimensionar e manter os sistemas e equipamentos já instalados;

Atribuir inteligência de tomada de decisão a processos automáticos.

SELOS

Valmir Tadeu Fernandes

Coordenador Valmir Tadeu Fernandes

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba, graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em andamento. Especialização em Administração para Engenheiros, Profissional voltado a novos projetos com mais de 22 anos de experiência profissional, atuando expressivamente como Diretor Acadêmico, Diretor Executivo e Pedagógico, Coordenador de Cursos e Professor em Universidades renomadas. Pertence ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, e ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP desde 2006.

Fale com o coordenador

Com mais de 100 mil m², o campus da Unicesumar oferece uma estrutura para fazer a diferença na sua vida acadêmica

Reconhecida pelo Ministério da Educação como o melhor centro universitário do sul do Brasil.

A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Bolsas e Financiamentos

FIES, Prouni, PAI  e muito mais. Financie até 100% do curso superior, pagando no máximo R$ 150,00 por trimestre. Saiba mais

Formas de Ingresso

O universo do conhecimento começa aqui. Selecione sua categoria e saiba como ingressar. Transferência Portador de Diploma Reabertura de Matrícula