Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Mestrado
Segurança Alimentar

Descubra mais

Segurança Alimentar

RECOMENDE:

banner-mestardo-seguranca-alimentar

Processo de Seleção

Inscrições: 25 de junho a 05 de agosto de 2018
Prova escrita: 06 de agosto de 2018 (das 19h30 às 22h30)
Entrevistas: 08 e 09 de agosto de 2018
Resultado final do processo de seleção: 11 de agosto de 2018
Matrícula: 13 a 15 de agosto de 2018
Início do semestre letivo 16 de agosto de 2018

Processo Seletivo

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018
Edital
inscrição

Sobre o Curso

O Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (PPGCTSA) é voltado para a qualificação de profissionais implicados na produção, na qualidade ou na regularidade dos alimentos, considerando-se também aqueles vinculados aos aspectos tecnológicos, de gestão e de formação de pessoas do setor público ou privado. Assim, a interdisciplinaridade que reveste o tema do presente Programa envolve profissionais das mais diversas áreas de conhecimento.

O PPGCTSA é composto por duas linhas de pesquisa: “Segurança Alimentar e Espaços Produtivos” e “Segurança Alimentar, Produto e Consumo”, tendo como área de concentração a “Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar”. Recebe recursos financeiros (bolsas de estudo e financiamento de projetos) de vários órgãos públicos e privados.

O curso possui atividades dinâmicas e atuais voltadas para a construção de novos conhecimentos em Segurança Alimentar, área na qual a interdisciplinaridade é a principal meta para alcançar os objetivos do Programa, tais como:

– sistematizar e desenvolver estudos dos conhecimentos da área de concentração do Programa, promovendo, mediante investigações científicas e integralização dos créditos exigidos, a formação de docentes e de pesquisadores; e

– promover a reflexão e o aprofundamento dos estudos na área de concentração do PPGCTSA, no sentido de elevar a qualificação técnica do exercício profissional.

Perfil do Egresso

Diante da compreensão da importância da contribuição do Programa na consolidação de estudos vinculados à realidade local, regional e estadual no sentido de interagir no processo de desenvolvimento, a presente proposta tem como propósito a formação acadêmica visando à sustentação de uma política transversal, integrada e inter setorial, promovendo o diálogo entre os diversos campos de conhecimento, não restrito ao alimentar. Na mesma direção, considera importante também a interlocução com a sociedade no sentido de assumir corresponsabilidades e compromissos como meio da garantia da consolidação da Segurança Alimentar. Portanto, os Mestres em Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar, desenvolvem competências para atuar em ambiente interdisciplinar, tendo como base os enquadramentos científicos, tecnológicos, sociais, culturais e legais embasados nos conceitos formativos da Segurança Alimentar.

De acordo com o Art. 3º do Regulamento do PPGCTSA, o Perfil Profissional dos egressos é orientado a formar pesquisadores e profissionais, em nível stricto sensu, que possam contribuir no avanço científico e tecnológico na área de Segurança Alimentar para desenvolver competências, visando:

  • investigar a produção de alimentos, considerando os aspectos da produção sustentável, conforme os pilares econômico, espacial, social, ambiental e cultural;
  • analisar as variáveis tecnológicas e sociais envolvidas, visando a garantia da qualidade, da quantidade e da regularidade na produção de alimentos;
  • investigar questões pertinentes ao consumo e a análise das variáveis relacionadas à qualidade dos alimentos;
  • habilitar a coadjuvar no processo de produção, disponibilidade de alimentos, alimentação adequada e saudável, numa perspectiva interdisciplinar da segurança alimentar e espaços produtivos e segurança alimentar, produto e consumo.
  • capacitar para analisar os problemas relacionados à segurança alimentar visando propor alternativas e soluções para a vulnerabilidade alimentar, em especial de populações em desamparo;
  • analisar os processos, os problemas e propor alternativas em uma visão sistêmica, integrada, preditiva, adaptativa e saneadora do ciclo de produção de alimentos;
  • habilitar para atuar no exercício do magistério superior em áreas correlatas;
  • atuar nas comunidades promovendo ações que visem a soberania alimentar, preservação ambiental por meio da consciência cidadã;
  • produzir e divulgar conhecimentos que mantenham o aprofundamento dos conceitos, métodos, estratégias e procedimentos de intervenção em processos e procedimentos em Segurança Alimentar de modo a beneficiar a população em geral, em especial a população vulnerável; e
  • desenvolver projetos de pesquisa nas áreas da Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar para supervisão da produção e controle de qualidade de alimentos em atendimento à demanda da sociedade.

Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias C/H CRÉDITOS
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar 45 3
Qualidade e Tecnologia de Alimentos 45 3
Fundamentos de Segurança Alimentar 45 3
Disciplinas Eletivas das Linhas de Pesquisa
Segurança Alimentar nas Cadeias Produtivas de Alimentos 45 3
Ambiente de Produção de Alimentos e Panorama Socioeconômico 45 3
Controle de Qualidade e Segurança de Alimentos 45 3
Cultura, Comportamento e Alimentação 45 3
Disciplinas Eletivas Gerais
Química e Bioquímica de Alimentos 30 2
Microbiologia de Alimentos 30 2
Água na Segurança Alimentar 30 2
Bioestatística 30 2
Tópicos Avançados em Produção de Alimentos 30 2
Tópicos Avançados em Segurança Alimentar 30 2
Metodologia do Ensino Superior 30 2
Atividades Complementares – Obrigatórias
Atividade Interdisciplinar I 0 2
Atividade Interdisciplinar II 0 2
Projeto de Dissertação de Mestrado 0 0
Proficiência em Língua Estrangeira 0 0
Orientação de Dissertação de Mestrado 90 6

 

De acordo com o Art. 26º do Regulamento, é obrigatória a proficiência em língua estrangeira moderna para todos os alunos matriculados no programa de pós-graduação em nível de Mestrado acadêmico. No seu parágrafo único, o PPGCTSA aceita para o exame de proficiência uma das seguintes línguas estrangeiras: francês, inglês, alemão, italiano ou espanhol.

Área de Concentração

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SEGURANÇA ALIMENTAR

A presente proposta do programa de Pós-Graduação foi concebida, organizada e denominada Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar e inserida no contexto de questionamento sobre o atual modelo de produção e consumo de alimentos e alimentação saudável. Considerando-se que a Segurança Alimentar decorre e realiza-se na convergência da quantidade suficiente (alimento disponível e acessível a todas as populações), da qualidade (livre de contaminações e alterações químicas e biológicas) e da regularidade (acesso constante à alimentação), a proposição do presente Programa de Pós-Graduação surge da necessidade de abordagem interdisciplinar em torno das problemáticas sobre a relação entre a Segurança Alimentar e Espaços Produtivos e Segurança Alimentar, Produto e Consumo.

Linha de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1: SEGURANÇA ALIMENTAR E ESPAÇOS PRODUTIVOS

Essa linha de pesquisa tem como propósito investigar a produção de alimentos, considerando os aspectos da produção sustentável, conforme os pilares econômico, espacial, social, ambiental e cultural. Busca analisar as variáveis tecnológicas, políticas e de gestão envolvidas, visando a garantia da qualidade, da quantidade e da regularidade na produção de alimentos.

 


 

LINHA DE PESQUISA 2: SEGURANÇA ALIMENTAR, PRODUTO E CONSUMO

Esta linha de pesquisa tem como propósito investigar questões pertinentes ao consumo e a análise das variáveis relacionadas à qualidade dos alimentos. A dimensão do consumo diz respeito às práticas e aos padrões de consumo que dialogam com as dinâmicas sociais, culturais e familiares, e que são perpassadas por influências tecnológicas, comerciais e midiáticas. A dimensão da qualidade diz respeito aos parâmetros normativos e científicos que visam uma alimentação segura e saudável.


Projetos de Pesquisa

 

PROJETO DE PESQUISA P1: PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS
O projeto organiza investigações que buscam alternativas para a produção de alimentos de acordo com os fundamentos da Segurança Alimentar, ou seja, cadeias produtivas que proporcionem menores impactos ambientais, oferta regular de alimentos seguros e de melhor qualidade. Um sistema de produção de alimentos pode ser considerado sustentável quando todas as etapas do processo atendem às cinco dimensões da sustentabilidade: socialmente justo, economicamente viável, ambientalmente adequado, espacialmente equilibrado e culturalmente preservado. Quando essas condições são contempladas nas cadeias produtivas de alimentos configura-se um cenário que promove a Segurança Alimentar.

PROJETO DE PESQUISA P2: PROMOÇÃO DA QUALIDADE DOS ALIMENTOS
A Segurança Alimentar tem como uma das principais premissas valorizar a alimentação para a saúde e resgatar as práticas alimentares saudáveis contribuindo para o fortalecimento da produção em bases familiares e da agroindústria. A complexidade das cadeias produtivas de alimentos é enorme e crescente, traduzindo-se em interações múltiplas que podem compor a base dos riscos físicos, químicos e biológicos para os consumidores, cujo controle vem se tornando cada vez mais difícil. Além disso, a ausência de um controle de qualidade rigoroso no processamento, no armazenamento e na distribuição dos alimentos em serviços de alimentação, pode acarretar diversos riscos à saúde humana. As doenças transmitidas por alimentos e água contaminada são consideradas um importante e crescente problema econômico e de saúde pública. Tais doenças resultam da ingestão de alimentos contaminados por patógenos, produtos químicos e parasitas, em pontos diferentes da produção, do processamento e da preparação dos alimentos. Os agrotóxicos são os principais responsáveis pela contaminação química de solos, alimentos e água. Assim, a determinação dos seus resíduos em alimentos e em amostras ambientais é importante para estimar a exposição humana e do meio ambiente, devido aos riscos que oferecem à saúde humana e à sua bioacumulação. A determinação de tais resíduos permite avaliar a conformidade da produção agrícola com as Boas Práticas Agrícolas, possibilitando decisões regulatórias comerciais visando garantir a Segurança Alimentar. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa visa à promoção da Qualidade e Segurança de Alimentos para consumo dentro e fora de casa utilizando metodologias analíticas e técnicas de monitoramento ambiental, desde a produção ao pós-consumo. Busca, ainda, a inovação e disseminação da informação relacionada à Segurança Alimentar, a promoção da saúde da população e de estratégias de desenvolvimento sustentável, alinhadas às políticas públicas locais e regionais.

Grupos de Pesquisa

  • Monitoramento e Preservação Ambiental (UniCesumar, 2014) e Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015), ambos os grupos tendo como líder o Prof. Dr. Ricardo Andreola.
  • Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (UEM, 1991), tendo como participante o pesquisador Prof. Dr. Marcos Rogério Guilherme sendo que também participa do grupo Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015).
  • Grupo de Espectrometria de Massas e Prospecção de Biomoléculas (UEM, 2014), tendo como pesquisadora e segunda líder a Prof.ª Dra. Carla Porto da Silva. Também é participante do Grupo de Avaliação Química e Biotecnológica de Produtos Naturais e Sintéticos (UEM, 2009) e Ciência Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015);
  • Grupo de Pesquisa em Avaliação e Monitoramento Nutricional de Comunidades (UEM, 2008), Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015) e Promoção da Saúde, Assistência Farmacêutica e Tecnologia de Insumos para Saúde (UniCesumar, 2005), tendo como participante a Prof.ª Dra. Daniele Fernanda Felipe;
  • Grupo de pesquisa Sistemas Agroambientais de Produção (UniCesumar, 2013) e Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015) tendo como participante a Prof.ª Dra. Graciene de Souza Bido;
  • Grupo de pesquisa Sistemas Agroambientais de Produção (UniCesumar, 2013); Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (2015) e Núcleo de Pesquisa PEIXEGEN (DZO/UEM, 1997) tendo como participante a Prof.ª Dra. Graciela Lucca Braccini.
  • Grupo Ecoeficiência Urbana (UniCesumar, 2011); Ecologia Agroindustrial (UniCesumar, 2011); Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (2015) e Sistemas Agroambientais de Produção (Unicesumar, 2013) tendo como participante a Prof.ª Dra. Isabele Picada Emanuelli;
  • Sistemas Agroambientais de Produção (UniCesumar, 2013) e Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (2015) tendo como participantes os Professores Dr. André Ribeiro da Costa e a Prof.ª Dra. Anny Rosi Mannigel
  • Ciência, Tecnologia e Sociabilidade (UniCesumar, 2011) e Ciência, Tecnologia e Segurança Alimentar (UniCesumar, 2015) tendo como participante o Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia;

Corpo Docente

 

André Ribeiro da Costa
andré.costa@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Agronomia – DOU: Agronomia

 

Anny Rosi Manningel
anny.mannigel@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Agronomia – DOU: Agronomia

 

Ariana Ferrari
ariana.ferrari@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Nutrição – DOU: Oncologia

 

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
arthur.urpia@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Economia – DOU: Economia

 

Daniele Fernanda Felipe
daniele.felipe@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Farmácia – DOU: Farmácia

 

Graciela Lucca Braccini
graciela.braccini@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Medicina Veterinária – DOU: Zootecnia

 

Graciene de Souza Bido
graciene.bido@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Ciências Biológicas – DOU: Biologia

 

Isabele Picada Emanuelli
isabele.emanuelli@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Medicina Veterinária – DOU: Biologia

 

José Eduardo Gonçalves
jose.goncalves@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Química – DOU: Química

 

Marcos Rogério Guilherme
marcos_guillherme@yahoo.com.br
Currículo Lattes
GRAD: Química – DOU: Química

 

Ricardo Andreola
ricardo.andreola@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Engenharia Química – DOU: Engenharia Química

 

Stefania Caroline Claudino da Silva
stefania.silva@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
GRAD: Zootecnia – DOU: Zootecnia

Investimento

banner-mestardo-seguranca-alimentar

 

Mensalidade: 30 parcelas de R$ 1.989,00(*)
(*) Reajustadas a cada doze meses. Desconto de 50% para pagamento até o dia 10 de cada mês (dia do vencimento).

Valor líquido da mensalidade R$ 994,50.

Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos.

Bolsas

CAPES/PROSUP

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares.

Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país.

O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:

  • Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
  • Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)

Localização

Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR

Contato

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR – PPGCTSA
Térreo do Bloco 07 – Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná

Endereço Eletrônico
ppgctsa@unicesumar.edu.br

Telefone
(44) 3027-636, ramais: 2153, 1178 e 1475

Horário de atendimento:
8h às 19h30 de segunda a sexta-feira

PROF. DR. FLÁVIO BORTOLOZZI
Pró-Reitor de Pesquisa,
Pós-Graduação e Extensão

PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL KENDRICK SILVA
Diretora de Pesquisa

MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE
Secretária do Programa