Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal

Esta especialização visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam na indústria e nos serviços de inspeção sanitária de produtos de origem animal, abrangendo conhecimentos nas áreas de higiene, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal. Nesse sentido, as disciplinas do curso foram pensadas para capacitar o aluno a: realizar procedimentos higiênico-sanitários nos estabelecimentos produtores de alimentos e orientação aos seus manipuladores; realizar uma inspeção sanitária criteriosa dos animais no exame ante mortem e da carcaça e das vísceras no exame post mortem, bem como na produção industrial de leite e derivados, ovos, mel e pescados; observar e reconhecer os pontos críticos na industrialização e comercialização dos POAs, que podem colocar a população que os consome em situação de risco; identificar elementos indicativos de alterações organolépticas ou microbiológicas nos produtos, que possam levar à propagação de doenças; relacionar aspectos sociais, econômicos e de saúde pública; familiarizar-se com as legislações e normas, bem como com os padrões utilizados para a qualificação sanitária dos alimentos.

PÚBLICO-ALVO:

• Médicos veterinários e profissionais de nível superior que exerçam atividades profissionais na área de produção e inspeção sanitária de produtos de origem animal nas esferas pública e privada.

Início das aulas: Março/2019

Microbiologia de Alimentos
Produtos de Origem Animal no Contexto da Defesa Agropecuária
Importância do Comércio Nacional e Internacional de Produtos de Origem Animal
Segurança Sanitária de Alimentos
Responsabilidade Técnica em Estabelecimentos de Produtos de Origem Animal
Sistema de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmitidas por Alimentos, Ênfase em Surtos
Tecnologia e Qualidade da Carne
Análise Sensorial de Alimentos e Processamento de Produtos de Origem Animal
Controle de Qualidade da Carne Suína
Controle de Qualidade em Abatedouro de Aves
Aprovação de Rotulagem
Sistemas de Controle e Rastreamento de Produtos de Origem Animal
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Bovinos
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Suínos e Pequenos Ruminantes
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Pescados
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Equídeos
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Abate de Aves
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – Parte I (Leite Fluido)
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Leite e Derivados – Parte I (Derivados)
Higiene, Inspeção e Tecnologia de Ovos e Mel
Reconhecimento Macroscópico de Alterações em Animais de Abate – Parte I (Aves)
Reconhecimento Macroscópico de Alterações em Animais de Abate – Parte II (Mamíferos)
Metodologia de Ensino (Disciplina online)
Metodologia da Pesquisa (Disciplina online)

pos.comercial@unicesumar.edu.br
    Soraia:
    (44)99119-4332 (vivo)

Local Maringá
Modalidade Especialização
Carga Horária370h
Vagas40
Horários: aulas as Sextas das 19h00 às 22h30. Sábado das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Com Intervalo de 21 dias.
24x R$ 584,00*
30x R$ 476,00*
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

* Valores para 2019

Com mais de 100 mil m², o campus da Unicesumar oferece uma estrutura para fazer a diferença na sua vida acadêmica

Reconhecida pelo Ministério da Educação como o melhor centro universitário do sul do Brasil.

A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Jussara Maria Leite Oliveira Leonardo

Coordenador Jussara Maria Leite Oliveira Leonardo

Mestre em Produção Animal – Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (1999); e graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Alfenas (1984).

É docente do Centro Universitário de Maringá  – Unicesumar e Faculdade Integrado de Campo Mourão, atuando na área de Medicina Veterinária Preventiva: Parasitologia, Epidemiologia, Zoonoses, Ornitopatologia, Medicina de Animais Selvagens, Segurança de Alimentos, Controle de Qualidade, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação;
  • Fotocópia do RG e CPF;
  • Fotocópia do comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4;
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

15% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS*
10% DE DESCONTO**
  • (**) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO ***
  • (***) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
24x R$ 584,00*
30x R$ 476,00*