Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial - Sábado

Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial - Sábado

As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.

A opção por uma educação generalista na graduação impõe a necessidade de complementar a formação de psicólogos e profissionais da saúde para a prática em saúde mental, bem como a demanda social para atendimento em saúde mental significativa, conforme dados apresentados acima, adicionadas à carência de profissionais tanto no âmbito do magistério superior quanto no envolvimento com pesquisas, acarreta avanços na área da saúde mental. Neste sentido, propomos um curso consistente, com professores reconhecidamente capacitados, que contemple o diálogo com outras áreas do conhecimento científico (Ciências Sociais, Medicina, Educação, Filosofia, Arte, entre outras), tanto para ampliar a compreensão das condições de vida do ser humano na atualidade, como para favorecer o desenvolvimento de novas modalidades de intervenção clínica e de extensão à comunidade: diagnósticos, intervenções terapêuticas com crianças/adolescentes/adultos em centros de saúde, ambulatórios, hospitais, creches, clínicas especializadas, entidades de atendimento a portadores de deficiências físicas e/ou mentais, juizado de menores, juizado de família.

Aula inaugural: No Auditório da Medicina às 08:00 horas

Início das aulas: 21 de março

Determinantes Históricos e Conceituais do Campo da Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
Atenção Primária à Saúde: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde na Família (ESF), CAPS, NASF, Teorias e Práticas de um Novo Modelo de Atuação
Fundamentos da Psicopatologia, Classificação Diagnóstica – CID e DSM
Descrição dos Principais Quadros em Saúde Mental: Transtornos e Doenças Mentais
Saúde Mental na Infância e Adolescência
Saúde Mental e Deficiência
Saúde Mental e Envelhecimento
Saúde Mental e Quadros Orgânicos
Processos Sociais e Saúde
Saúde Mental e Dependência Química
Psicofármacos: Tipos, Classificação, Mecanismos de Ação, Interação e Efeitos Colaterais
Terapias Emergentes: Arteterapia, Equoterapia, Musicoterapia
Construção do Projeto Terapêutico
Organização e Gestão nos Serviços de Saúde Mental
Metodologia da Pesquisa (Disciplina online)

pos.comercial@unicesumar.edu.br
    felipe.casitas@unicesumar.edu.br

Felipe:
    (44)99119-4332 (vivo)

Local Maringá
Modalidade Especialização
Duração18 meses
Carga Horária360
Vagas30
Horários: aulas quinzenais, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
18x R$ 613,00*
24x R$ 469,00*
TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 50,00

* Valores para 2020

Com mais de 100 mil m², o campus da Unicesumar oferece uma estrutura para fazer a diferença na sua vida acadêmica

Reconhecida pelo Ministério da Educação como o melhor Centro Universitário do sul do Brasil.

A Unicesumar possui nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, ficando entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil.

Jaqueline Feltrin Inada

Coordenador Jaqueline Feltrin Inada

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá.

Professora e supervisora de estágio do curso de Psicologia (T40) e coordenadora de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Saúde Mental, Psicopatologias e Atenção Psicossocial da UniCesumar. Psicóloga clínica – área psicanalítica.

Fale com o coordenador

• Fotocópia autenticada do Diploma de Graduação;
  • Fotocópia do RG e CPF;
  • Fotocópia do comprovante da taxa de inscrição;
  • 1 Foto 3x4;
  • Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva convalidação por universidade pública autorizada.

30% DE DESCONTO PARA ALUNOS EGRESSOS* NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO**
  • (**) Desconto de 30% na pós-graduação para egressos da graduação;
20% DE DESCONTO NA PÓS-GRADUAÇÃO ***
  • (***) Benefício válido para empresas vinculadas ao programa PEIEX;
10% DE DESCONTO***
  • (***) Benefício válido para alunos residentes em municípios vizinhos.
10% DE DESCONTO ****
  • (****) Benefício válido para funcionários de empresas conveniadas, comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.
18x R$ 613,00*
24x R$ 469,00*