Unicesumar
Unicesumar

Engenharia de Produção: um profissional requisitado pelo mercado

Engenharia de Produção: um profissional requisitado pelo mercado

Quando falamos sobre a profissão de engenheiro, logo pensamos em cálculos, projetos e muitas fórmulas matemáticas. Mas, quando nos referimos ao profissional da Engenharia de Produção, devemos também levar em conta seu conhecimento sobre gestão de pessoas, logística e qualidade.

O Engenheiro de Produção é um profissional interdisciplinar, que possui uma visão ampla do negócio e agilidade na tomada de decisões, características que as empresas buscam em seus profissionais. Segundo a professora Márcia Fernanda Pappa, coordenadora do curso de Engenharia de Produção da educação a distância da Unicesumar, uma das principais funções deste profissional é gerenciar e programar ações que envolvam a produção de bens ou serviços, levando em consideração questões como custo, qualidade, automatização dos processos, tecnologia da informação, logística e recursos humanos.

E entre tantas responsabilidades, um mercado crescente e aquecido. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2013, a demanda por profissionais de engenharia deve chegar a 600 mil novos postos de trabalho até 2020. “As vagas estão disponíveis em indústrias, prestadoras de serviços, área financeira, setor público, comércio, entre outros”, explica a coordenadora.

Por meio de uma pesquisa de mercado que identificou as áreas mais carentes de mão de obra, a Unicesumar lançou o curso de Engenharia de Produção na modalidade a distância (EAD). Com duração de cinco anos, o curso foi desenvolvido para que o aluno, além do conhecimento teórico, vivencie experiências práticas através de estudos de caso e visitas técnicas. Professores mestres e doutores com experiência de mercado fazem parte da grade pedagógica. Com relação às disciplinas, o acadêmico terá acesso ao aprendizado básico dos cursos de engenharia, como cálculo, física, química e desenho técnico, além das disciplinas de produção voltadas à gestão e ao processo produtivo: planejamento e controle da produção, logística, qualidade, custos, ergonomia e engenharia ambiental, ou seja, será qualificado para entender e desempenhar todos os processos dentro de uma empresa.

Dentre as vantagens da educação a distância, destacam-se a flexibilidade de tempo e a autonomia do aluno, que pode organizar seus próprios horários, assistindo às aulas onde e quando quiser, com suporte on-line e presencial sempre que precisar. Além disso, devido à redução de custos acadêmicos e espaço físico, as mensalidades são mais baratas comparadas a um curso presencial. Tudo isso, sem perder a qualidade de ensino, que é comprovada pelo Ministério da Educação.

Conheça mais detalhes do curso AQUI ou ligue gratuitamente para 0800 600 6360

Últimas notícias

Categorias