Unicesumar
Unicesumar

Jornalismo da Unicesumar é o quinto melhor curso do país pelo Enade 2012


O curso de Jornalismo da Unicesumar ficou com a primeira colocação no Estado do Paraná entre as faculdades particulares e a quinta do país no Enade  2012, considerando-se o Conceito Contínuo utilizado pelo MEC para formar a nota final do Exame. No conceito final, obteve a nota máxima: 5, conquistada por apenas duas instituições do Paraná e 15 de todo o Brasil, entre as 272 que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O conceito 5 é considerado de excelência pelo Ministério da Educação.

O reitor da instituição, Wilson de Matos Silva, analisou o desempenho "como o resultado de um trabalho desenvolvido há anos e que envolve o comprometimento de todos com a qualidade: alunos, professores e corpo diretivo". Criado no ano de 1998, desde o começo o curso se referenciou pela qualidade, já que foi destacado em reportagem da revista Veja, no ano de 2003, como um dos melhores do Brasil pelo desempenho no Provão (exame do MEC que foi substituído depois pelo Enade).

De acordo com o reitor, a estrutura do curso foi montada pensando num curso de excelência. "Atingimos o nosso objetivo e isso é fruto, sem dúvida, do esforço de toda a equipe, dos nossos professores que se dedicam a um ensino diferenciado e a exigências de alto nível para os alunos", salientou Silva. 

Para o coordenador do curso, professor Ricardo Cassiolato Torquato, o esforço empregado pelo corpo docente e coordenação se concentra em torno de aulas bem ministradas, que vão muito além do padrão expositivo, provas bem contextualizadas - conforme o padrão do Enade - e um constante diagnóstico das turmas para avaliar o desempenho dos alunos e melhorar o que for necessário. "Isto é feito sempre em nosso curso, desde que os alunos ingressam na faculdade e não visando apenas aquela turma que vai prestar o Enade", esclareceu.

Ricardo Torquato também disse acreditar no esforço dos alunos para chegar a um índice de qualidade conforme o atingido no Enade. "Nós sabemos que muitos estudantes no país não dão importância ao exame porque acreditam ser desnecessária a avaliação. Não é assim que nós pensamos. A Unicesumar considera que é importante 'medir' o conhecimento, para poder melhorar o nível de educação no país. Dessa forma, existe uma cultura forte para conscientizar o aluno a este respeito e incentivá-lo a fazer uma boa prova", observou o coordenador, acrescentando: "acredito, portanto, que o comprometimento dos alunos agregado à política séria de qualidade da instituição é que levou o curso, mais uma vez, ao excelente desempenho".

Os alunos

Na visão de alunos que prestaram o Exame 2012, a vontade de todos fez a diferença. Ana Luiza Verzola, repórter de um jornal de Maringá, disse que o estímulo recebido da coordenação levou a turma ao comprometimento e, assim, "entendemos que um bom desempenho no Enade valorizaria o nosso curso".

Segundo Aline Boone, hoje repórter da TV Unicesumar, a turma se esforçou  desde o primeiro ano do curso, quando fez o Enade como ingressante e teve já um bom desempenho. "Nós ficamos com um gostinho bom e aquilo nos estimulou a chegar ao quarto ano bem preparados para fazer novamente o  Enade e nos sairmos bem. A nota 5 foi uma surpresa, mas com certeza o resultado de muita determinação. Além de bons profissionais, queríamos deixar nossa marca na instituição", disse ela.

Igualmente, Carlos Emori fez parte da turma e hoje é produtor em uma rádio. Para ele, a nota 5 no Enade é valorizada no currículo. "Acredito que um curso bem avaliado dá credibilidade ao profissional. Estou muito orgulhoso do nosso desempenho", exclamou. 

Últimas notícias

Categorias