Prof. Dra. Natália Ueda Yamamaguchi, do Mestrado em Tecnologias Limpas, participa do International Conference on Chemical Engineering and Green Polymers, na República Tcheca

A professora do programa de mestrado em Tecnologias Limpas da UniCesumar, Dra. Natália Ueda Yamaguchi, participou do International Conference on Chemical Engineering and Green Polymers (Conferência Internacional de Engenharia Química e Polímeros Verdes), nos dias 09 e 10 de julho. O evento foi realizado em Praga (República Tcheca), reunindo cientistas, acadêmicos, pesquisadores, profissionais e educadores que apresentaram e discutiram as recentes inovações, tendências e preocupações, bem como os desafios práticos encontrados e as soluções adotadas na área de engenharia química e polímeros verdes. Este encontro possibilitou a troca e compartilhamento de experiências e resultados de pesquisas.

Além de participar da programação científica do evento, a professora apresentou dois trabalhos de seus alunos de mestrado na modalidade oral. O trabalho “Bibliometric analysis of the research progress on graphene inks from 2008 to 2018” (Análise bibliométrica do progresso da pesquisa em tintas de grafeno de 2008 a 2018) foi resultado da pesquisa do mestrando Jean Carlos Araujo Sousa.

Outro trabalho apresentado na mesma modalidade, foi o estudo intitulado “Research Trends on Magnetic Graphene for Water Treatment: a Bibliometric Analysis” (Tendências de Pesquisa em Grafeno Magnético para Tratamento de Água: uma Análise Bibliométrica). Este foi resultado da pesquisa de mestrado realizado pelo aluno egresso de 2017, Ms. Julio Cesar Maciel Santos. Ambos os trabalhos resultaram em publicações na World Academy of Science, Engineering and Technology, revista de Qualis B1, em ciências ambientais.

Eventos como este proporcionam oportunidades de atualização na área de engenharia química e polímeros verdes, fazendo contato com profissionais da área e abrindo novos horizontes para pesquisas atuais. Dessa forma, foi possível trazer novas ideias e diretrizes para os cursos do mestrado em Tecnologias Limpas e para os alunos na área de Engenharia Química.