Unicesumar
Unicesumar

Social

Com o objetivo de ampliar a participação nos projetos de extensão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como contribuir para o reconhecimento positivo dos imigrantes e refugiados, a UniCesumar desenvolve o PROGRAMA DE APOIO AOS IMIGRANTES E REFUGIADOS, dedicado ao avanço da equidade, com foco em servir de base para outras ações institucionais dedicadas ao apoio ao grupo. Compõe o programa, dentre outras ações: Projeto de Qualificação dos Imigrantes, com cursos gratuitos nas mais variadas áreas. Também, por meio do CEJUSC CID promove o atendimento aos imigrantes e refugiados que se encontram na Região Metropolitana de Maringá, em especial, àqueles vinculados à Associação de Refugiados do Município de Maringá, prestando-lhes orientação jurídica na área de Direito Internacional, Direito Empresarial, Direito do Trabalho e todas as demais áreas correlatas.

Amputação é a retirada total ou parcial de um membro, por trauma ou cirurgia. É um fenômeno irreversível, podendo apresentar barreiras físicas e psicológicas para o paciente. A reabilitação visa, principalmente, melhorar a capacidade funcional, com consequente impacto na qualidade de vida. É necessário o paciente aceitar sua perda física para poder integrar, em suas funções, um membro mecânico como a prótese, com seus próprios músculos, conseguindo, assim, domínio de seus movimentos. O objetivo do projeto é promover a reabilitação física de amputados oriundos do INSS Regional - Maringá - PR - com o intuito de que retorne às suas atividades profissionais após a conclusão da reabilitação.

Todo ano, a UniCesumar promove o Trote Solidário com os alunos ingressantes dos mais diversos cursos. Esta ação tem gerado grande impacto nas comunidades. Em 2017, o Trote Solidário aconteceu na cidade de Maringá e abordou a temática 'Velho é o seu preconceito'. As atividades foram dirigidas a uma entidade que acolhe idosos. Em 2018, a expansão do projeto foi possível com o maior engajamento de outras unidades da Instituição da Educação a Distância, que resultou em uma amplitude do impacto, pois ocorreu o envolvimento de mais de 50 polos da Educação a Distância da UniCesumar espalhados pelo país. No polo de Maringá, os calouros e veteranos organizam oficinas, de empreendedorismo, agronegócio, administração, literatura e música na Associação Maringá, Apoiando Recuperação de Vidas (Marev).

O projeto tem como objetivo promover condições favoráveis ao desenvolvimento humano, oferecendo recursos na área da construção civil, no intuito de transformar a edificação de pessoas portadoras de necessidades especiais e sociais, melhorando a qualidade de vida destas, no que se refere às condições de uso e ocupação de espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento, cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível e humanamente habitável.

Os cursos de Farmácia e de Biomedicina da UniCesumar, cientes de seu papel social, fazem gratuitamente dosagem de glicemia capilar, dosagem de colesterol total e orientação à população referente à sua saúde. Os métodos são realizados no Parque do Ingá, semanalmente, em dias estipulados de acordo com a autorização da Prefeitura Municipal, e em eventos promovidos por atividades ao longo do ano vigente.

A promoção em saúde, como um modo de pensar, de operar e articular as demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribui na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. O presente projeto tem como objetivo divulgar à população informações relacionadas à saúde, meio ambiente, cuidados básicos e higiene, utilizando uma comunicação interativa e direcionada, para que possa orientar e esclarecer assuntos de relevância para a saúde pública e, também, divulgar a atividade do biomédico à população, a fim de despertar o conhecimento e o interesse a respeito desta profissão. Os temas, grupo-alvo e abordagens são selecionados por meio de dados epidemiológicos sólidos, e os conteúdos são apresentados por meio de palestras gratuitas, promovidas pelos acadêmicos de Biomedicina, após pesquisas em materiais didáticos, elaboração e discussão dos temas, contando com o apoio e supervisão docente.

O objetivo consiste em ensinar e implementar práticas autocompositivas na comunidade acadêmica, em função do novo modelo de Acesso à Justiça, consubstanciado na Resolução nº125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos. Esta oferece, à comunidade, o acesso ao Judiciário, assim como a uma justiça mais célere, menos onerosa e mais eficaz, avaliar os conflitos nas relações familiares, infanto-juvenis, escolares, imobiliárias e demais questões subjacentes às temáticas do Juizado Especial, mas que sejam de

O objetivo deste projeto consiste em inserir noções e práticas de mediação na comunidade acadêmica, práticas de técnicas alternativas, judiciais e extrajudiciais de solução de conflitos, oferece à comunidade a possibilidade de uma justiça alternativa, comunitária e célere, avalia os conflitos nas relações intrafamiliares e interpessoais, assessora o atendimento a crianças e jovens envolvidos em uma disputa no seio familiar, comunitário e escolar.

A pessoa interessada em realizar uma reclamação judicial sem acompanhamento de advogado, por ser causa de pequena monta, de até 20 salários mínimos e albergada pela Lei nº. 9.099/1995, procura a Extensão do Juizado Especial e será atendida por acadêmicos do curso de graduação em Direito, sob orientação de um professor-advogado. Nessa ocasião, uma reclamação formal é redigida e o(a) assistido(a) já sai com a data designada para realização da audiência extrajudicial de conciliação. Se nessa audiência houver acordo, este será homologado por um juiz de direito, e valerá como título executivo judicial. Todavia, caso as partes não entrem em composição, imediatamente será elaborada, pelos acadêmicos, a petição inicial que dará início ao processo judicial, que tramitará no Juizado Especial Cível desta Comarca.

O projeto visa que aconteça uma mudança efetiva na prática com os idosos. É necessário repensar os valores, os estigmas que envolvem o “envelhecer”, estimulando essa população a participar de grupos de convivência. Assim, o projeto desenvolve atividades que proporcionem um estilo de vida mais ativo, uma melhor qualidade de vida, bem como uma forma de prevenção de doenças biopsicossociais. Além disso, propõe conscientizar, de forma ampla, a importância da atividade física e incentivar a prática saudável de exercícios físicos de forma regular e diversificada, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida, para o bem-estar e um convívio saudável dessas pessoas.

Em sua oitava edição, este projeto de extensão é desenvolvido por meio de ação voluntária de acadêmicos dos cursos de Farmácia, Estética e Biomedicina da UniCesumar. Envolve crianças participantes do projeto de inserção social, mantido pelo grupo G10, denominado “Florescer G10/ATDL”. Ao observar e desdobrar essas atividades por intermédio da participação em atividades lúdicas, recreativas e de doação, proporciona, ao acadêmico, o conhecimento e a vivência em ações de cidadania. Ao prestar assistência à comunidade, o acadêmico exercita o “ser cidadão” de acordo com a realidade do contexto social onde está inserido. O projeto possui caráter voluntário e é executado em duas datas comemorativas: Páscoa e Dia das Crianças. Pretende-se minimizar o trauma e o sofrimento mediante o brincar, estabelecendo uma convivência harmônica entre a criança e os acadêmicos envolvidos e intermediados pelo trabalho voluntário, além de promover o exercício da ação social e cidadania por meio da integração do acadêmico com a comunidade, enfatizando a responsabilidade social.

O Centro de Informações sobre Medicamentos do CESUMAR (CIM-CESUMAR) tem como princípio fornecer, por intermédio de profissionais capacitados e treinados, informação farmacológica, terapêutica e toxicológica atualizada, objetiva, oportuna e isenta de pressões políticas, econômicas e comerciais; com base numa literatura científica, internacionalmente reconhecida, que venha contribuir com a formação, educação e procedimento dos profissionais de saúde, que atuam nos hospitais como sentinelas designados pela ANVISA, quanto ao manejo adequado da farmacoterapia, e para promover o uso racional dos medicamentos. Cabe ainda ao Centro dar suporte técnico-administrativo na área de informação dos estabelecimentos hospitalares do município. De forma intrínseca o CIM-CESUMAR, por se tratar de um núcleo especializado na produção e disseminação da informação, serve de apoio ao ensino, pesquisa e extensão, tanto aos discentes quanto aos docentes da área das Ciências da Saúde do Centro Universitário de Maringá.

O projeto desenvolvido atua na promoção, prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas prevalentes na comunidade, patologias, que geram aos seus portadores complicações e quadros álgicos que comprometem as atividades da vida diária de maneira geral, podendo levá-los à inatividade física crescente. É esperada uma amenização dos sinais e sintomas causados por essas patologias e que, após o tratamento, os indivíduos apresentem uma melhora significativa de suas queixas, resultando, assim, em aumento da qualidade e da disposição em suas atividades de vida diária. Além disso, essa vivência proporciona, aos acadêmicos envolvidos, uma boa prática no que diz respeito a atividades desenvolvidas com pequenos grupos e comunidades em geral, desenvolvendo tanto a sua habilidade quanto a fisioterapia aplicada à saúde coletiva.

A humanização no atendimento a pessoas com debilidade em saúde vem dar apoio psicológico-emocional à criança e sua família e diminuir o estresse e a ansiedade durante o tempo de tratamento intra-hospitalar, preservando a natureza afetiva, cognitiva e social da criança; bem como aumentar a colaboração da equipe de saúde, criar um vínculo entre as crianças e as famílias, e, também, entre o hospital e a comunidade. Esta proposta fundamenta-se no entendimento de que brincadeira é a primeira atividade normal que a mente da criança manifesta, desta forma proporciona a questão da humanização hospitalar, com a qual o profissional de Medicina precisa ter contato. Os participantes, que são alunos voluntários, realizam ensaios e apresentações em hospitais, instituições de ensino, instituições de apoio a idosos, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, entre outros.

O projeto propõe a interação escola-serviço-comunidade com enfoque na saúde mental, visando ao aprimoramento e à interdisciplinaridade dos acadêmicos dos cursos da área da saúde, a atualização das práticas profissionais nos serviços e a efetivação do trabalho de promoção e prevenção na comunidade. Em termos de políticas públicas de saúde, sua importância destaca a necessidade de planejamento para ações preventivas e terapêuticas e de incentivo às pesquisas nessa área. Em termos acadêmicos, a prevalência, a relevância e as recentes mudanças nas formas de tratamento exigem transformações e reflexões no atual modelo de formação profissional.

A cidade de Maringá firmou-se como um importante centro da confecção, reconhecido nacionalmente. Apesar dos avanços tecnológicos, essa indústria ainda gera um volume significativo de resíduos, que devem ser utilizados na produção de produtos alternativos, sob pena de se constituírem em problema ambiental. Uma das possibilidades de utilização desses resíduos, doados pelas empresas, seria complementar o desenvolvimento de uma coleção infantil para o mercado da moda, que permite a produção de produtos com alto valor agregado.
Além dos aspectos econômicos, esse trabalho contribui com a conscientização da comunidade para trabalhar a sustentabilidade. Cuidar do meio ambiente e propagar esse comportamento é fundamental. Atuar dentro do que é ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, são atitudes que permitem oportunidades de educação ambiental dentro e fora da empresa e que resultam na otimização do sistema de produção, com redução da geração de resíduos, com vantagens inúmeras que advém desse esforço. Sendo assim, o projeto desenvolve uma coleção de moletom para o segmento infantil, utilizando materiais fornecidos pela instituição e, também, resíduos doados por proprietários de indústrias de confecção da região de Maringá. As peças desenvolvidas são doadas para instituições que cuidam de crianças carentes na cidade de Maringá, que se responsabilizam pela doação.

Este projeto tem como objetivo planejar um evento de moda, uma feira, na qual a mercadoria oferecida serão roupas usadas, que serão trocadas por outras roupas usadas. Onde, com o intuito de desenvolver e promover a prática e aprendizado maior ao aluno do curso de Moda, ele tem a possibilidade de aplicar na prática todo o conhecimento teórico visto no curso, contribuindo para o desenvolvimento não só da teoria, mas de questões sociais e ambientais. Neste sentido, o projeto proporciona a interação e contato entre os alunos, comunidade acadêmica e comunidade externa; assim como o trabalho em equipe, contribuindo para criar um diferencial em sua carreira profissional. Ainda, proporciona às pessoas a possibilidade de trocar roupas que não usam mais, estimula a prática do reaproveitamento e reutilização das roupas fora de uso, pois oferta à comunidade, com a feira, um ponto de troca coletivo, contribuindo para o correto reaproveitamento das roupas usadas que, muitas vezes, acabam indo para os aterros sanitários.

Com as mudanças de hábito, estamos ficando mais “pesados”, isso acarreta doenças cardiovasculares, gastrointestinais, metabólicas, afastamentos médicos, gastos médicos excessivos. Este projeto avalia o estado de saúde dos colaboradores de determinada empresa e apresenta hábitos de vida mais saudáveis, por meio de orientações nutricionais e incentivo de atividades físicas. O projeto é disponível a todos os colaboradores, porém, inicialmente, àqueles que apresentam sobrepeso, por meio de consultas, acompanhamentos periódicos e exames específicos. Contribui para a promoção de hábitos de vida saudável, dos colaboradores de certa empresa de Maringá – PR, pelo incentivo de uma alimentação mais equilibrada.

O projeto possui o intuito de encontrar o perfil nutricional da população atendida de todos os projetos do curso de Nutrição. Aos que apresentam comprometimento nutricional é ofertada a participação em consultas individuais e atividades em grupos, visando melhorar ou recuperar o estado nutricional.

A fibromialgia pode ser definida como uma síndrome de amplificação dolorosa, não inflamatória, crônica, que afeta, principalmente, os músculos e seus locais de fixação nos ossos. Aparece em todas as classes sociais e acomete mais as mulheres. A incidência maior é entre 30 e 60 anos, podendo também se manifestar em crianças e adolescentes. O objetivo deste projeto é promover encontros com pacientes e familiares de portadores da síndrome de fibromialgia, a fim de auxiliar na busca de uma melhor qualidade de vida. Fazem parte do grupo de apoio pessoas portadoras de fibromialgia, bem como seus familiares. São realizados encontros com profissionais que abordam temas relacionados à fibromialgia, cada um dentro de sua especialidade. Sendo assim, também tem o intuito de fornecer informações de caráter científico sobre a síndrome e alternativas de tratamento, segundo a visão de profissionais da área da saúde.

Segundo a RDC 216/04, toda pessoa que trabalha com alimento é considerada “Manipulador de Alimento”, ou seja, quem produz, vende, transporta, recebe, prepara e serve o alimento. No entanto, um grande problema que atualmente enfrentamos com manipuladores é a falta de orientação de como o alimento deve ser manipulado e resfriado. As atitudes, práticas e crenças dos profissionais que trabalham na manipulação de alimentos podem contribuir diretamente para o desenvolvimento de Doenças Transmitidas por Alimentos. Assim, o desenvolvimento deste estudo contribui com o aprendizado de ferramentas que deverão ser desenvolvidas dentro das cozinhas, a fim de proporcionar, à população, alimentos seguros, livres de contaminação. Desta forma, o projeto tem como intuito capacitar os expositores de alimentos na praça de alimentação da Feira de Ponta de Estoque sobre as boas práticas de fabricação, para incentivar a implantação das normas de higiene e aumentar a oferta de alimentos seguros.

O projeto atende os colaboradores do Hospital Santa Casa de Misericórdia da cidade de Maringá – PR, com o intuito de promover a saúde por meio de avaliação do estado nutricional e orientações nutricionais.

O Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) nasceu da necessidade de se entender o porquê dos alunos da graduação, independente do curso que frequentam, encontrarem tanta dificuldade em Português e Matemática e, muitas vezes, não avançarem nos estudos apesar de já terem um histórico de vida escolar de no mínimo 12 anos, se não considerarmos a Educação Infantil. Em busca de respostas, um grupo de professores pesquisadores do Centro de Ensino Superior de Maringá, em 2014, organizou um projeto piloto envolvendo cinco municípios da região Noroeste do Paraná. Neste piloto, por intermédio da aplicação de um caderno de avaliação, seguindo os moldes da Prova Brasil, foi possível levantar as lacunas de aprendizagem, em Português e Matemática, dos alunos do 5º ano na rede municipal. Participaram, nesta etapa, os seguintes municípios que foram escolhidos devido à facilidade de contato e logística: Ivatuba: 1 escola, Porto Rico: 1 escola, Jaguapitã: 2 escolas, Maringá: 5 escolas e Sarandi: 3 escolas.
Além da aplicação do caderno de avaliação, os alunos envolvidos, professor da turma, pedagogo, diretor da escola e as famílias destes alunos, responderam a um questionário socioeconômico. Após a interpretação dos dados, tanto do caderno de avaliação, assim como dos questionários, ficou muito evidente a fragilidade da aprendizagem na base, assim como de 4 variáveis que impactam esse resultado. Essas variáveis são: a gestão, o professor, a família e a sociedade civil organizada.

Os alunos do 3º ano do curso de Educação Física da UniCesumar realizaram diversas atividades em celebração ao Dia Nacional do Diabetes. O evento ocorreu na Praça do Conhecimento e ofereceu atendimentos para alunos e colaboradores da Instituição. Em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aclimação, foram realizados testes de glicemia e medidas de cintura e quadril. Para incentivar a prática esportiva, também foi realizada uma aula de zumba. A atividade faz parte da disciplina de Saúde Coletiva.

Durante o treinamento, os colaboradores são convidados a pensar sobre suas emoções e as ferramentas necessárias para obterem saúde mental. Todos os grupos foram recheados com ricas trocas de experiências e conhecimentos.

A Unicesumar concede Bolsa de estudos para Refugiados de Guerra e Imigrantes provenientes do Haiti ou Venezuela em alguns cursos de educação superior as bolsas no primeiro ano podem chegar a 100% em alguns casos e 50% a partir do segundo ano.

O projeto tem como objetivo envolver os alunos na criação de uma horta e produção de plantas medicinais e ornamentais, na sua manutenção semanal e demais ações relacionadas ao cultivo, manejo e à utilização das hortaliças, flores e plantas medicinais, permitindo um convívio dos acadêmicos com os idosos de uma casa de repouso e funcionários.