Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

10/10/2012
Orquestra Cesumar apresenta concerto Gala Lírica domingo, no Calil Haddad
Programa será composto por árias de óperas famosas; ingresso será trocado por 1quilo de leite em pó
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Orquestra Cesumar apresenta concerto Gala Lírica domingo, no Calil Haddad
A soprano Ana Vitória e o tenor Marcus Geandré subirão ao palco junto com outros solistas para interpretar as canções
  Notícia(s) Relacionada(s)
Um concerto erudito composto por trechos célebres das óperas mais conhecidas e populares do período romântico e clássico, interpretadas por cantores líricos e as vozes do Coral Cesumar. Assim será o concerto "Gala Lírica", que será apresentado pela Orquestra Filarmônica Cesumar neste domingo, dia 14, no Teatro Calil Haddad, com cunho filantrópico.

O concerto começa às 20 horas e o ingresso deve ser trocado por um quilo de leite em pó uma hora antes do início da apresentação. As obras foram escolhidas dentro do repertório que a OFC já executa e são bem conhecidas do público, segundo afirma o maestro Davi Oliveira.

"Demos preferência às árias [peça de música vocal ou instrumental em que predomina a melodia] mais conhecidas como por exemplo ´Nessum Dorma`,  de Puccini", esclareceu o regente, ao acrescentar que as músicas estão concentradas nos períodos clássico e romântico, nos quais as óperas estavam em evidência.

Além das óperas, foi incluída no repertório uma obra barroca, "Glória", de Vivaldi, para coro e orquestra. "essa obra não é um trecho de ópera, trata-se de um imponente movimento composto por Vivaldi", adianta o regente.

No total, doze obras serão executadas, como "Una Furtiva Lágrima", da ópera "Elixir do Amor", de Gaetano Donizetti;  "Cavatina  Largo Al Factotum" e a abertura da ópera "O Barbeiro de Sevilha", de Gioachino Rossini; "La Donna è Mobile", da ópera "Rigoletto", de  Giuseppe Verdi e "O Mio Babbino Caro", da  ópera "Gianni Schicchi", de Giacomo Puccini, entre outras.

Para interpretar as canções estarão no palco as sopranos Ana Vitória e Eliane Forti, os tenores Marcus Geandré, Enilton Cavalcanti e Sóstenes Santos e a contralto Rafaela Haddad, todos maringaenses.

O regente Davi Oliveira diz acreditar que a OFC oferece aos músicos uma valiosa oportunidade de mostrar o seu trabalho.  "Não é fácil um cantor ter as portas abertas para cantar com uma orquestra, independente do nível técnico. Existe uma concorrência intensa e nós temos possibilitado isso aos cantores da cidade. Ao mesmo tempo, assistir a um concerto com todas essas vozes reunidas é uma oportunidade única", ressalta o regente.
A expectativa de público para o concerto é grande e a Filarmônica Cesumar espera, assim, continuar conquistando espaço na cidade. "Um dos nossos objetivos com este concerto, independente de repertório, é apresentar a OFC às pessoas que nunca assistiram a uma orquestra, além do diferencial deste espetáculo no recolhimento de um quilo de leite em pó, doação esta que será revertida a entidades assistenciais por meio do Provopar de Maringá", enfatiza o maestro Davi Oliveira.

Conheça as óperas:

"O Barbeiro de Sevilha": ópera cômica de Gioachino Rossini. Trata-se do "Largo Al Factotum", o famoso "Figaro". Neste trecho, o barbeiro está cansado de ouvir fofocas, reclamações e boatos em sua barbearia. Fica muito irritado e sai contando tudo que ele sabe para todos em bom e alto som, causando o maior tumulto e constrangimento em Sevilha.

"Barcarolle de Offenbach" dos "Contos de Hoffman". Importante obra da escola francesa de Jacques Offenbach. Trata-se de uma homenagem do compositor às canções populares dos gondoleiros de Veneza e a música enleva o amor, a noite, a boemia negadas ao bêbado e desiludido Hoffman, personagem central da trama. A canção é cantada em Francês e será  interpretada por Eliane Forti e Rafaela Haddad.

Conheça o programa do Concerto

1. "Glória", de Antonio Vivaldi. Interpretação: Coral Cesumar
2. "La Donna è Mobile", da Ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi. Interpretação: Enilton Cavalcante, Marcus Geandré e Sóstenes Santos
3. "O Mio Babbino Caro", da Ópera Gianni Schicchi, de Giacomo Puccini. Interpretação: Ana Vitória
4. "Una Furtiva Lágrima", da Ópera Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti. Interpretação: Sóstenes Santos
5. "Funiculì Funiculà", de Luigi Denza. Interpretação: Marcus Geandré e Coral Cesumar
6. "Intermezzo Sinfoni",  da ópera Cavalaria Rusticana, de Pietro Mascagni
7.  "Abertura da Ópera Carmen", de Georges Bizet
8. "Nessum Dorma"    , da Ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Intepretação: Enilton Cavalcante
9. "Barcarolle" , dos Contos de Hoffmann, de Jacques Offenbach. Intepretação:  Eliane Xavier e Rafaela Haddad
10. "Va Pensiero", da Ópera Nabucco, de Giuseppe Verdi. Interpretação: Coral Cesumar
11.  "Abertura O Barbeiro de Sevilha", de Gioachino Rossini
12.  "Cavatina Largo Al Factotum", da Ópera O Barbeiro de Sevilha, Gioachino Rossini. Intepretação: Marcus Geandré

Concerto Gala Lírica
Dia: 14/10
Local: Teatro Calil Haddad
Entrada: 1 quilo de leite em pó (retirar ingresso uma hora antes da apresentação na bilheteria do Teatro Calil Haddad).

» 31/10/2012 - Formandos de Administração promovem evento sobre gestão da qualidade
» 30/10/2012 - Professora de direito conclui pós-doutorado em Portugal
» 30/10/2012 - 1ª Jornada de Medicina do Cesumar irá debater tradição e tecnologia
» 29/10/2012 - Professor do Cesumar é autor de livro sobre assédio moral