Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
10/07/2006
Instalado órgão da ONU que irá auxiliar ações de desenvolvimento na região
Valdete São José, Imprensa Cesumar
 
Instalado órgão da ONU que irá auxiliar ações de desenvolvimento na região
Dirigentes das entidades parceiras visitam o escritório no bloco 08
  Notícia(s) Relacionada(s)

Instalado sexta-feira (07), no Centro Universitário de Maringá (Cesumar), o escritório do Programa das Nações Unidas para ao Desenvolvimento (PNUD) chega para somar esforços às ações de desenvolvimento local e regional que busquem crescimento econômico aliado à justiça social.

São parceiros no PNUD o Cesumar, a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), que tem sede em Goiás, mas já participa de projeto voltado ao treinamento de liderança jovem na região.

O objetivo do PNUD é a conquista das metas do milênio estabelecidas pela ONU, que visam principalmente a erradicação da extrema pobreza e da fome e a diminuição das desigualdades sociais até o ano de 2015.

O órgão é capaz de prestar apoio técnico, orientar projetos e unificar ações no campo do desenvolvimento humano, colocando os parceiros em contato com uma rede de especialistas e organismos internacionais voltados a este propósito.

O coordenador nacional do Programa de Voluntários da ONU, Dirk Hegmanns, esteve presente na inauguração do escritório e destacou a disposição da região em trabalhar com projetos comuns. Ele disse ter visto aqui todas as condições necessárias para que o PNUD empregue seus esforços.

De acordo com Hegmanns, não é o programa que define os projetos locais e sim a própria comunidade, conforme suas prioridades. Ele esclareceu também que o PNUD não é um órgão que injete dinheiro nas iniciativas, mas pode abrir as portas para que as instituições envolvidas tenham acesso a financiamentos externos.

Segundo a presidente da Amusep, a prefeita de Nova Esperança, Maly Benatti, um dos primeiros projetos que poderá receber colaboração do PNUD é o do tratamento do lixo nos municípios integrantes da entidade. “Este é um problema que estamos precisando resolver e nosso objetivo é contar com um projeto que atenda a todos”, esclareceu.

O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, viu a parceria como mais um grande benefício entre tantos outros que a instituição já oferece em prol do desenvolvimento sustentável da região. Para ele, o papel da universidade, além de disponibilizar espaço e profissionais para atuarem na consultoria de projetos é estimular a participação de estudantes em ações voluntárias de cunho social.

O escritório de PNUD está instalado no bloco 08 e inicia suas atividades a partir de agosto.