Unicesumar
Unicesumar

EPCC começa destacando papel da pesquisa na sociedade

Com a participação de pesquisadores e universitários de 76 cidades e dez estados brasileiros, começou ontem o 5º EPCC – Encontro Internacional de Produção Científica do Cesumar. No total são 650 trabalhos expostos em forma de painéis dialogados, apresentação oral e grupos de discussão das áreas de ciências humanas, saúde e exatas. A diretora de Pesquisa e coordenadora do evento, Ludhiana Bertoncello, ressaltou na abertura a importância desse tipo de encontro para a divulgação dos trabalhos feitos dentro das academias e a interação entre pesquisadores.

Mas segundo Ludhiana, é hora das pesquisas transcenderem os muros das universidades e chegarem ao conhecimento da sociedade. “O distanciamento entre academia e sociedade tem de acabar e para isso precisamos nos voltar mais para as pesquisas aplicadas”, disse ela. Também quem defendeu este ponto de vista foi o reitor Wilson de Matos Silva, para quem as pesquisas têm grande valor no desenvolvimento da humanidade. “É através de momentos como estes que a humanidade evolui. Se temos o progresso que temos hoje é porque no decorrer de nossa história sempre houve sonhadores, pessoas que acreditaram e se dedicaram a novas descobertas”, salientou.

“O Brasil contribui só com 2% das pesquisas mundiais e cerca de 59% da população brasileira diz ter pouco ou nenhum interesse por pesquisa, segundo dados recentes que li na Folha de São Paulo”, lembrou Ludhiana, ao fazer um apelo para que estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores exerçam o papel de disseminadores e difusores da cultura científica.

Participação do Cesumar

O Cesumar vem dando passos concretos no sentido de aumentar seus investimentos em pesquisas. Tanto que em 2007 dobrou a sua produção científica e suas parcerias com pesquisadores nacionais e internacionais. O reitor anunciou ainda durante o evento que pretende dobrar a aplicação de recursos nesta área em 2008. Neste ano, a instituição distribuiu 66 bolsas de iniciação científica.

Ética nas pesquisas

Paralelamente ao EPCC acontece o 1º Encontro de Ética em Pesquisas com Animais e 3º Encontro de Ética em Pesquisas com Seres humanos. Falando na abertura do encontro, o presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos, professor Hugo Pires Júnior, disse que a universidade se estrutura a partir de três componentes básicos: o ensino, a pesquisa e a extensão que, “mesmo que diversos, se completam, se absorvem, para se expandirem e de novo aglomerarem-se de tal forma e com tal força que tudo absorve, tudo retorna na forma de novas ações, novos conhecimentos”.

Mas o desenvolvimento de pesquisas deve observar critérios rígidos de respeito à integridade e dignidade dos sujeitos pesquisados, defendeu o professor, que destacou o trabalho do COPec (Comitê de Ética em Pesquisa do Cesumar) como “um recurso importante para o desenvolvimento qualitativo da pesquisa em nossa IES”. De acordo com sua afirmação, “a submissão de projetos a análise ética tem mobilizado nossos professores e aprendizes a uma autocrítica constante, a um olhar diferenciado aos sujeitos de pesquisa visando salvaguardar seus direitos e sua dignidade”.

Programação

O 5º EPCC prossegue até sexta-feira à tarde. Na abertura estiveram presentes ainda, o vice-reitor, Wilson de Matos Filho, a presidente do Comitê de Ética em Pesquisas com Animais, professora Eliane Mella, o presidente do Núcleo de InovaçãoTecnológica do Cesumar, professor Evandro Cherubini, o coordenador do Mestrado em Direito, professor José Sebastião de Oliveira e a avaliadora externa dos trabalhos de iniciação científica do Cesumar, professora Ilka Machado, além de outros professores, coordenadores de cursos e acadêmicos.

Nesta quarta-feira, a palestra com o médico pesquisador da Universidade do Porto, em Portugal, professor doutor Paulo Correia-de-Sá é um dos pontos altos da programação. Ele falará, a partir das 19h10, no auditório Dona Etelvina, sobre “Investigação Translacional em Medicina: Ciência Básica e o seu Papel na Pesquisa Humana”.

Últimas notícias

Categorias