Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

07/03/2013
Curso de Engenharia Civil promove acessibilidade para família necessitada
Estudantes vão reformar casa para facilitar deslocamento de cadeira de rodas
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Curso de Engenharia Civil promove acessibilidade para família necessitada
  Notícia(s) Relacionada(s)
Em um grande mutirão, cerca de cem estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura do Cesumar vão trabalhar neste final de semana fazendo a reforma de uma casa de uma família maringaense de baixa renda,  adaptando-a para facilitar o uso de cadeira de rodas por uma menina de cinco anos de idade.

O Projeto de Acessibilidade, do curso de Engenharia Civil, existe desde o ano passado e tem por objetivo promover condições favoráveis de habitação para pessoas de baixa renda portadoras de necessidades especiais.

Com a parceria da A.N.P.R. (Associação Norte Paranaense de Reabilitação), através de seu corpo técnico de assistência social, uma família de Maringá (residente no Parque Andreia) foi selecionada para receber o benefício. Trata-se da família da pequena Natália Manoela, de 5 anos, que devido à paralisia cerebral e à má formação nos membros inferiores necessita de cadeira de rodas.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Júlio Ricardo de Faria Fiess, as famílias portadoras de necessidades sociais e principalmente pessoas de necessidades especiais que residem em edificações precárias, em condições, muitas vezes, insalubres, apresentam dificuldades em seus tratamentos, pois parte destes é realizada em suas residências.

"É neste sentido que tivemos a ideia de realizar este projeto, ajudando famílias de maneira simples, reformando e/ou adaptando ambientes e instalações das edificações que apresentam condições precárias de uso e ocupação", explicou o professor.

Segundo Júlio Fiess, o trabalho ajuda a integrar os alunos dos cursos de engenharias civil, ambiental, elétrica e arquitetura, na questão de assistência social e na questão técnica de execução de serviços, tais como projeto de levantamento das edificações, levantamento de quantitativos, levantamento de preços e orçamentos e execução de serviços de reforma.

A atividade vai envolver além dos estudantes dos cursos de engenharia e arquitetura, outros da área da saúde e humanas, que estarão responsáveis por atender a família dentro de outras necessidades, como orientação nutricional e fisioterapêutica. A família será retirada da residência durante o tempo da reforma e permanecerá hospedada em um hotel. Já os materiais que serão utilizados na reforma são resultado de doações.

» 28/03/2013 - Jovens lançam livro para ajudar pessoas a romper limites
» 26/03/2013 - Historiadores e pioneiros prestigiam abertura da exposição de Rogério Recco
» 25/03/2013 - Alunos promovem Páscoa Solidária para crianças
» 25/03/2013 - Intercambistas do México ingressam no Cesumar