Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

28/03/2013
Jovens lançam livro para ajudar pessoas a romper limites
A obra é cheia de peculiaridades e traz inclusive uma página comestível
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Jovens lançam livro para ajudar pessoas a romper limites
Rafael Jorge Pinhatti, autor do livro ao lado de Luiz Maurício Bidim: "um desafio para as pessoas se superarem"
  Notícia(s) Relacionada(s)
Os jovens Rafael Jorge Pinhatti, 21 anos, estudante de Direito do Cesumar, e Luiz Maurício Bidim, 22, se lançaram a aventura de escrever um livro a partir do que imaginam ser um complicador na vida das pessoas: as barreiras que elas mesmas criam e  impedem o seu desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional.

Com a disposição de ajudar as pessoas a vencer essas barreiras, eles lançam na próxima segunda-feira, dia 1, o livro "Sem Limites", uma publicação independente, custeada com recursos próprios, mas que vai chegar ao mercado já com uma tiragem de 2.500 exemplares.

"O livro traz um pensamento inovador em uma sociedade que há um pensamento pessimista, inibidor, um sistema de castas, onde quem pode crescer é apenas aquele que nasceu em meio avantajado. As pessoas confiam mais nas riquezas desse mundo do que nelas mesmas, diminuem suas capacidades a todo tempo, esperando sempre por um elogio que as incentive um pouco e eleve sua autoestima, para então conseguir dar um passo."

Esta é a justificativa apresentada pelos autores para a obra, dividida em dezoito capítulos, ilustrados com desenhos de Skorface. Apesar da pouca idade, Pinhatti diz que não é preciso ter tanta vivência e nem estudos em psicologia para escrever o que acha e tentar persuadir as pessoas para uma vida mais criativa e significativa.

O livro tem também peculiaridades, como uma página comestível - algo inédito no mercado editorial, segundo os autores – e não segue uma lógica exata.  Pinhatti explicou que o papel da página comestível é à base de arroz e a tinta é a mesma utilizada na culinária para colorir bolos, produtos estes devidamente registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), faz questão de ressaltar.

Segundo os autores,  talvez o livro possa ser incluído na linha de "auto ajuda", mas não é uma cartilha ensinando o be-a-bá .  "O que escrevemos não dá um começo e nem um fim, mas é um meio.  Levamos as pessoas a refletirem e cada um vai tirar suas próprias conclusões. Queremos ajudar o  homem a se libertar dos laços que o prendem."

Dentro da proposta do "Sem Limite", Pinhatti e Bidim contam que não pretendem parar por aí e por isso já planejam o segundo livro. "Vai ser uma coletânea de textos que vamos selecionar entre aqueles que as pessoas nos mandarem dizendo como mudaram depois dessa leitura." O livro atual traz essa proposta, um pedido para que as pessoas, a partir da leitura, escrevam suas  próprias histórias.

"Sem Limites" será lançado no dia 1º de abril, às 19 horas, na Cervejaria Devassa e depois comercializado pelas livrarias Curitiba.

» 28/03/2013 - Jovens lançam livro para ajudar pessoas a romper limites
» 26/03/2013 - Historiadores e pioneiros prestigiam abertura da exposição de Rogério Recco
» 25/03/2013 - Alunos promovem Páscoa Solidária para crianças
» 25/03/2013 - Intercambistas do México ingressam no Cesumar