Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
25/07/2013
Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metalmecânica
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metalmecânica
  Notícia(s) Relacionada(s)
Estudantes da Unicesumar dos cursos de Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) e Engenharia Elétrica participam da Feira de Inovação Tecnológica (Feitec), que acontece paralelamente à Feira Metalmecânica, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.  Eles apresentam dez produtos inovadores, que foram desenvolvidos nos laboratórios da instituição e trazem soluções para diversas áreas como o campo e a indústria.

Entre esses inventos está, por exemplo, o protótipo de uma semeadora hidráulica, com sistema controlado por software, que visa substituir o modelo mecânico e dar ao agricultor maior precisão e facilidade na semeadura de grãos.  Os responsáveis pelo projeto são os estudantes Leonardo Walewski e David Cézar Rovida, do 5º  ano de mecatrônica, orientados pelo professor doutor em engenharia mecânica Luiz Henry Silva e o professor doutor em agronomia Edson Schimidt Filho.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo é desenvolver um produto barato e acessível ao pequeno produtor.  "Hoje a semeadora utilizada na maior parte das propriedades ainda é a mecânica e a regulagem é feita toda manual. O sistema foi desenvolvido em 1970 e até hoje continua o mesmo", dizem os estudantes, que têm prazo o até final deste ano para que o invento esteja funcionando cem por cento.

Outra tecnologia desenvolvida, que também visa levar benefício ao campo, é o "arco rodolúvio", um pulverizador para caminhões, automatizado, que poderá ser utilizado nas propriedades com criação de frangos. Segundo os autores do projeto, os estudantes Gustavo Carvalho, Adilson Kanegan e Vitor Favoretto, do 3º ano de Engenharia Elétrica, o equipamento poderá ser acionado à distância e controlar melhor a quantidade de água e produtos utilizados na desinfecção dos caminhões.

Os estudantes, que têm o sonho de trabalhar como empreendedores e  já atendem a uma granja no município de Tamboara, com a instalação desse equipamento,  veem na feira uma grande oportunidade para tornar o invento conhecido. Segundo Gustavo Carvalho a agropecuário é um ramo que carece de soluções nas partes básicas e "nós somos hoje uma equipe que pretende investir nesse setor". "Por isso, a participação nessa feira é essencial para o nosso futuro."

O professor Luiz Henry disse que o ramo agropecuário tem atraído a atenção de muitos estudantes e "encontrar soluções para uma agricultura de precisão é algo que pretendemos que vá em frente no curso". Entretanto, na feira, pode-se observar protótipos para vários outros campos, como a indústria,  residências ou serviços.

Na avaliação do professor Luiz Henry, a participação dos estudantes numa feira como a  Metalmecânica é rica para a formação acadêmica. "A interação que o aluno tem com o mercado e a possibilidade de comparação entre o que ele faz e estuda com o que já existe é muito interessante e ele pode ver, inclusive, que o que aprende na universidade é bastante atualizado."

Para o professor Fábio Gentilin, coordenador do curso de Engenharia Elétrica, o evento contribui para a divulgação dos cursos e daquilo que as universidades podem produzir em termos de inovação.  "É muito positivo para que os empresários possam conhecer projetos que muitas vezes se alinham com as necessidades das indústrias e ver que as universidades estão presentes e têm condições muitas vezes de atendê-los."

A Feira Metalmecânica e a Feitec continuam abertas ao público até sábado, no Parque de Exposições, das 15 horas às 22 horas, de quarta-feira a sexta-feira  e no sábado, das 10 horas às 17 horas. A entrada é gratuita.


» 31/07/2013 - Senador Álvaro Dias profere palestra para alunos de Direito
» 31/07/2013 - Vice-reitor da Unicesumar é escolhido Jovem Empreendedor 2013
» 31/07/2013 - Estudantes mostram medalhas de ouro conquistadas em Lyon
» 30/07/2013 - Maringá sedia evento inédito do setor de TIC
» 29/07/2013 - Acadêmicos participam de Reunião Anual da SBPC
» 29/07/2013 - Terezinha Guilhermina conquista três ouros no atletismo, em Lyon
» 26/07/2013 - TV Unicesumar transmite concurso Miss Teenager e Mister Paraná neste sábado
» 26/07/2013 - Desempenho nos JUP's leva a Unicesumar para as Olimpíadas Universitárias 2013
» 25/07/2013 - Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metalmecânica
» 24/07/2013 - Vestibular agendado na Unicesumar
» 22/07/2013 - Unicesumar conquista primeiras medalhas nos Jogos Universitários
» 19/07/2013 - Terezinha Guilhermina disputa mundial de paratletismo na França
» 19/07/2013 - Unicesumar participa da fase final dos JUPs 2013
» 12/07/2013 - Unicesumar ajuda jovem pianista a realizar seu sonho
» 12/07/2013 - Ex-integrantes do Grêmio Maringá prestigiam abertura de exposição no Museu Unicesumar
» 12/07/2013 - Unicesumar realiza seleção para vagas de Medicina
» 12/07/2013 - Reitor almoça com personalidades paranaenses
» 11/07/2013 - Unicesumar participa de Programa de Bolsa Internacional Santander
» 05/07/2013 - Unicesumar oferece vestibular agendado
» 04/07/2013 - Museu Unicesumar abre exposição sobre o Grêmio Esportivo Maringá
» 02/07/2013 - Comitiva de Minas visita a Unicesumar
» 02/07/2013 - Estudante da Universidade de Bologna realiza estágio pela Unicesumar
» 01/07/2013 - OFUC realiza concerto "Temas de Filmes" em quatro noites

 

Notícias anteriores