Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
30/07/2013
Maringá sedia evento inédito do setor de TIC
TICNOVA será realizado de 5 a 7 de agosto e reunirá empresários, profissionais, estudantes e pesquisadores do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação; inscrições já estão abertas
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Maringá sedia evento inédito do setor de TIC
  Notícia(s) Relacionada(s)

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Software de Maringá e o Conselho de Desenvolvimento de Maringá (Codem) promovem, de 5 a 7 de agosto, um evento inédito para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o TICNOVA. A programação, que inclui palestras, workshops e minicursos, será realizada em Maringá, no Senai-CTM e no Teatro Calil Haddad.

A iniciativa conta com um comitê realizador, formado por representantes do Sebrae/PR, Senai, Prefeitura Municipal, Software By Maringá, Centro de Inovação de Maringá, Sind-Ti, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), Faculdade Cidade Verde (FCV), Associação Nacional das Empresas de Soluções de Internet e Telecomunicações (Redetelesul) e Startup Maringá.

O principal objetivo do TICNOVA é promover a integração entre empresários, profissionais, professores, estudantes e pesquisadores do setor. A ideia é fomentar a troca de experiências, conhecimentos e informações de modo que resulte na geração de empresas, produtos e serviços inovadores.  

Ademir Faria, coordenador do APL de Software de Maringá, explica que a criação do TICNOVA parte da necessidade de unir vários eventos promovidos, isoladamente, pelas entidades a fim de potencializar as ações do setor. "Maringá precisa de um evento de grande porte porque o setor de TIC tem bastante relevância para a economia local e regional", enfatiza.

Para obter resultados positivos, Ademir Faria explica que o evento foi planejado em três trilhas temáticas, que são: Startups, Inovação e Integração. Para cada uma foram planejadas ações com assuntos estratégicos para o setor de TIC.

"estamos com uma grade de palestrantes de renome, que trarão conteúdos, novidades e reflexões. A metodologia do evento, contudo, vai além de palestras e capacitações, porque visamos a geração de inovação, a difusão de tendências e a aplicação de conceitos na prática", destaca Ademir Faria.

Érica Cristina Sanches, consultora do Sebrae/PR, explica que o evento nasce com abrangência regional, mas o objetivo é torná-lo reconhecido nacionalmente. "O setor está cada vez mais unido, tanto que as startups já têm um movimento consolidado em Maringá. Essa organização cria um ambiente favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo e de novas ideias", assinala a consultora.

Programação

Para a abertura do evento, está confirmada a presença de Walter Longo, que foi conselheiro de Roberto Justus no Programa O Aprendiz. Especialista em Marketing, Walter Longo conduzirá a palestra-magna sobre "ecossistema digital e os novos rumos da gestão empresarial". A cerimônia acontece no dia 5 de agosto, a partir das 19h30.

A programação do evento também inclui diversas palestras e minicursos nas áreas de startups e inovação, que serão conduzidas por profissionais renomados. Na Trilha Startup, uma novidade é o site de Mapeamento do Ecossistema de Startups em Maringá e Região, que será lançado durante o evento.

Já os workshops estão classificados na Trilha da Integração e um dos destaques é a Escola da Criatividade, que propõe um espetáculo artístico seguido de muitas atividades práticas para exercitar os hábitos criativos. A ação trabalhará técnicas sobre como funciona o processo criativo, tais como: observação, concentração e escuta, conexão de ideias, a arte da simplicidade, a função do erro, como encontrar boas ideias, e a aplicação do pensar criativo.

A iniciativa conta, ainda, com o Hackathon - Maratona de Programação. Trata-se de uma ação pré-evento, de 3 a 4 de agosto, que reunirá diversos profissionais para o desenvolvimento de um software inovador que possa ser utilizado pela comunidade. A proposta é inédita no Paraná e visa solucionar uma demanda da sociedade.  

O TICNOVA conta com o apoio da Uningá, Faculdade Maringá, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Faculdade Metropolitana de Maringá (Unifamma).

Como Participar

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ticnova.com.br. Mais informações sobre a programação do TICNOVA também podem ser obtidas no endereço eletrônico, no Sind-Ti, pelo telefone (44) 3223-0556, ou ainda com o Software by Maringá, no (44) 3026-1562.


Texto: Graziela Castilho


» 31/07/2013 - Senador Álvaro Dias profere palestra para alunos de Direito
» 31/07/2013 - Vice-reitor da Unicesumar é escolhido Jovem Empreendedor 2013
» 31/07/2013 - Estudantes mostram medalhas de ouro conquistadas em Lyon
» 30/07/2013 - Maringá sedia evento inédito do setor de TIC
» 29/07/2013 - Acadêmicos participam de Reunião Anual da SBPC
» 29/07/2013 - Terezinha Guilhermina conquista três ouros no atletismo, em Lyon
» 26/07/2013 - TV Unicesumar transmite concurso Miss Teenager e Mister Paraná neste sábado
» 26/07/2013 - Desempenho nos JUP's leva a Unicesumar para as Olimpíadas Universitárias 2013
» 25/07/2013 - Alunos da Unicesumar apresentam inovações na Feira Metalmecânica
» 24/07/2013 - Vestibular agendado na Unicesumar
» 22/07/2013 - Unicesumar conquista primeiras medalhas nos Jogos Universitários
» 19/07/2013 - Terezinha Guilhermina disputa mundial de paratletismo na França
» 19/07/2013 - Unicesumar participa da fase final dos JUPs 2013
» 12/07/2013 - Unicesumar ajuda jovem pianista a realizar seu sonho
» 12/07/2013 - Ex-integrantes do Grêmio Maringá prestigiam abertura de exposição no Museu Unicesumar
» 12/07/2013 - Unicesumar realiza seleção para vagas de Medicina
» 12/07/2013 - Reitor almoça com personalidades paranaenses
» 11/07/2013 - Unicesumar participa de Programa de Bolsa Internacional Santander
» 05/07/2013 - Unicesumar oferece vestibular agendado
» 04/07/2013 - Museu Unicesumar abre exposição sobre o Grêmio Esportivo Maringá
» 02/07/2013 - Comitiva de Minas visita a Unicesumar
» 02/07/2013 - Estudante da Universidade de Bologna realiza estágio pela Unicesumar
» 01/07/2013 - OFUC realiza concerto "Temas de Filmes" em quatro noites

 

Notícias anteriores