Unicesumar - Nova marca

OFUC apresenta Concerto de 13 Anos, neste domingo
Comemoração dos 13 anos da Filarmônica Unicesumar terá concerto erudito
  Notícia(s) Relacionada(s)
Para comemorar os seus  13 anos de fundação, a Orquestra Filarmônica Unicesumar (OFUC) apresenta neste domingo, dia 3, no teatro Calil Haddad, um concerto apenas de obras eruditas compostas no período romântico e início do século XX. Trata-se de um espetáculo aberto ao público e que busca apresentar a evolução do trabalho do grupo fundado no ano de 2003 pela Unicesumar. A apresentação começa às 20 horas e é preciso retirar o ingresso na bilheteria com uma hora de antecedência.

Com repertório composto por oito canções, o espetáculo terá duração aproximada de uma hora e meia. Entre as peças mais conhecidas do público está "O lago dos Cisnes", composição de 1877, de Tchaikovsky. A obra, um dos mais famosos balés do mundo, ganhou sucesso em 1895, quando Marius Petipa e Lev Ivanov a remontaram na busca de um trabalho mais detalhado.

Beethoven também está no repertório com Egmont , obra que conta a história da perseguição espanhola ao povo dos Países Baixos durante a Inquisição. Conde Egmont (o qual batiza a obra) é a princípio leal aos espanhóis, contudo se sente incomodado quando presencia as injustiças cometidas por eles e, assim, pede tolerância por parte do Rei espanhol. No entanto, o Rei manda o cruel Duque de Alba comandar as forças espanholas naquele território e o Conde Egmont é preso e sentenciado à morte, tornando-se um mártir para os rebelados. Egmont, de Beethoven, consiste num conjunto composto pela abertura e mais nove peças para voz e para orquestra. A OFUC executará a abertura da obra.

Ainda faz parte do concerto "Czardas", a mais famosa composição de Vittorio Monti,  escrita em 1904, uma peça folclórica conhecida com base em uma Csárdás húngara; "Finlândia", de Jean Sibelius, uma peça rica em espírito folclórico e fervoroso sentimento nacionalista; "Peer Gynt", de E. Grieg, peça sobre um camponês que abandona a casa e o amor de uma boa mulher para batalhar com as dificuldades do mundo em busca do sucesso; "Sabre Dance", com a qual Aram Khachaturiam conseguiu conquistar o reconhecimento do povo russo e recebeu diversos prêmios no país, alcançando sucesso em todo o mundo. Além da suíte "Bartered Bride - Dance Of The Comedians", de Smetana,  uma ópera  cômica que apresenta a história de um fazendeiro que está à procura de um bom casamento para sua filha.

Para o encerramento, está programada Star Wars, de J. Willians,  que compõe a  trilha do filme de mesmo nome, produzido na década de 70, e que segue presente na vida de  cada fã   desta  que se tornou uma das  sagas mais emblemáticas e relevantes tanto para o cinema, quanto para a cultura pop mundial.

Concerto 13 Anos da OFUC
Dia: 03/04
Local: Teatro Calil Haddad
Ingresso: gratuito

O ingresso deve ser retirado com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro. Pede-se a doação de um quilo de ração para gatos e cães. A coleta será doada para abrigos de animais de Maringá.

» 29/04/2016 - Professores de Curitiba integram-se ao GPCON
» 27/04/2016 - Professor de Letras lança livro de contos
» 27/04/2016 - Reitor faz palestra para calouros de medicina
» 26/04/2016 - Unicesumar promove palestra sobre Psicologia Ambiental