23/06/2016
Diretores de escolas e secretários de educação participam de evento sobre Educação Básica
Encontro faz parte das ações de um programa desenvolvido pela Unicesumar que investe na melhoria da educação
Assessoria de Imprensa Unicesumar
Reitor Wilson Matos expõe dados sobre educação aos participantes do PEEB |
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Cerca de cem profissionais da Educação, entre eles secretários de educação, diretores e pedagogos, participaram hoje pela manhã de um encontro conduzido pelo Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) desenvolvido pela Unicesumar. O evento serviu para um balanço das ações e resultados gerados nos últimos três anos de atividades do PEEB que é oferecido gratuitamente pelo Centro Universitário Cesumar aos municípios.
Participam do PEEB, implementado no ano de 2014, 17 municípios da região da Amusep, dez da Amunpar e, ainda, experimentalmente, municípios de outros estados, como Varginha e Pará de Minas, em Minas Gerais, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além de Guarapuava, no Paraná.
O Programa baseia-se em pesquisas realizadas nas escolas municipais e comunidade para entender os baixos níveis educacionais e realiza ações que visam à melhoria da educação. Os municípios que aderiram à proposta vêm recebendo acompanhamento da equipe de especialistas da Unicesumar, formada por doutores em educação com apoio do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações.
O encontro promovido na Unicesumar teve a participação do reitor Wilson de Matos Silva, que falou sobre os desafios para uma educação de qualidade no Brasil. Segundo o reitor, a educação deve ser transformadora e agente de mudança de uma sociedade, exigindo esforços, disciplina e comprometimento de todos os envolvidos neste processo.
Conforme ressaltou o coordenador de análises estatísticas do PEEB, professor José Vicente Gonçalves, "ainda que esta escola [Unicesumar] não seja do ensino básico, estamos preocupados com o futuro de nossos jovens, em como os alunos vão chegar aos bancos das universidades daqui a dez anos, por isso, o investimento da Unicesumar".
Os dados
Desde que iniciou, o PEEB vem realizando pesquisas nos municípios, ouvindo alunos, professores, diretores e pais de alunos, além da aplicação de avaliações dos conteúdos de matemática e português. Até o ano passado, foram envolvidos 427 diretores, pedagogos e equipe de apoio das escolas, 283 professores e 7674 alunos dos 4º e 5º anos. Neste semestre, o PEEB, já realizou 34 devolutivas referentes ao desempenho dos alunos. Esses resultados nortearam o planejamento e a organização das aulas dos professores.
Segundo Gonçalves, as pesquisas têm apontado uma evolução lenta e também se percebeu que a escola é incapaz de dar conta sozinha do problema da baixa qualidade da educação porque há muitas variáveis que influenciam o resultado. "Nossa situação não é de juiz, de julgar o que está sendo feito. Estamos juntos com as escolas buscando alternativas", observou.
A coordenadora pedagógica do Programa, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto, também fez explanações. "Nós trabalhamos com o quadripé: escola-professor-família-sociedade tendo o aluno ao centro, para onde devem se convergir todas as forças desse processo ", salientou.
Enquanto nos dois primeiros anos o PEEB trabalhou mais a gestão escolar, em 2016, suas ações serão voltadas à família. "Precisamos aproximá-los da escola e contamos com o envolvimento de vocês, gestores, para promover esses encontros", destacou a professora Tânia.
Avaliação
Para a diretora da Escola José Anchieta, de Ângulo, Tânia Centra, o Programa tem contribuído para melhorias na escola. "Temos feito uma reflexão melhor sobre o nosso papel de educadores e, como gestora, também mudei meu comportamento. Os professores entenderam e hoje temos uma equipe mais comprometida com os resultados que desejamos alcançar."
Sueli Aparecida Crubela, diretora da Escola Municipal de São Jorge do Ivaí, também está animada. "Começamos a aproximar mais as famílias da escola e hoje já sentimos uma mudança no comportamento dos nossos alunos. Encontrar soluções para melhoria da educação passa necessariamente pelas famílias", analisou.
Participam do PEEB, implementado no ano de 2014, 17 municípios da região da Amusep, dez da Amunpar e, ainda, experimentalmente, municípios de outros estados, como Varginha e Pará de Minas, em Minas Gerais, e Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, além de Guarapuava, no Paraná.
O Programa baseia-se em pesquisas realizadas nas escolas municipais e comunidade para entender os baixos níveis educacionais e realiza ações que visam à melhoria da educação. Os municípios que aderiram à proposta vêm recebendo acompanhamento da equipe de especialistas da Unicesumar, formada por doutores em educação com apoio do ICETI (Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações.
O encontro promovido na Unicesumar teve a participação do reitor Wilson de Matos Silva, que falou sobre os desafios para uma educação de qualidade no Brasil. Segundo o reitor, a educação deve ser transformadora e agente de mudança de uma sociedade, exigindo esforços, disciplina e comprometimento de todos os envolvidos neste processo.
Conforme ressaltou o coordenador de análises estatísticas do PEEB, professor José Vicente Gonçalves, "ainda que esta escola [Unicesumar] não seja do ensino básico, estamos preocupados com o futuro de nossos jovens, em como os alunos vão chegar aos bancos das universidades daqui a dez anos, por isso, o investimento da Unicesumar".
Os dados
Desde que iniciou, o PEEB vem realizando pesquisas nos municípios, ouvindo alunos, professores, diretores e pais de alunos, além da aplicação de avaliações dos conteúdos de matemática e português. Até o ano passado, foram envolvidos 427 diretores, pedagogos e equipe de apoio das escolas, 283 professores e 7674 alunos dos 4º e 5º anos. Neste semestre, o PEEB, já realizou 34 devolutivas referentes ao desempenho dos alunos. Esses resultados nortearam o planejamento e a organização das aulas dos professores.
Segundo Gonçalves, as pesquisas têm apontado uma evolução lenta e também se percebeu que a escola é incapaz de dar conta sozinha do problema da baixa qualidade da educação porque há muitas variáveis que influenciam o resultado. "Nossa situação não é de juiz, de julgar o que está sendo feito. Estamos juntos com as escolas buscando alternativas", observou.
A coordenadora pedagógica do Programa, professora doutora Tânia Regina Corredato Periotto, também fez explanações. "Nós trabalhamos com o quadripé: escola-professor-família-sociedade tendo o aluno ao centro, para onde devem se convergir todas as forças desse processo ", salientou.
Enquanto nos dois primeiros anos o PEEB trabalhou mais a gestão escolar, em 2016, suas ações serão voltadas à família. "Precisamos aproximá-los da escola e contamos com o envolvimento de vocês, gestores, para promover esses encontros", destacou a professora Tânia.
Avaliação
Para a diretora da Escola José Anchieta, de Ângulo, Tânia Centra, o Programa tem contribuído para melhorias na escola. "Temos feito uma reflexão melhor sobre o nosso papel de educadores e, como gestora, também mudei meu comportamento. Os professores entenderam e hoje temos uma equipe mais comprometida com os resultados que desejamos alcançar."
Sueli Aparecida Crubela, diretora da Escola Municipal de São Jorge do Ivaí, também está animada. "Começamos a aproximar mais as famílias da escola e hoje já sentimos uma mudança no comportamento dos nossos alunos. Encontrar soluções para melhoria da educação passa necessariamente pelas famílias", analisou.
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