Unicesumar - Nova marca

Pessoas com deficiência concluem curso e recebem certificados
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Pessoas com deficiência concluem curso e recebem certificados
Solenidade de entrega dos certificados foi um momento festejado por todos
  Notícia(s) Relacionada(s)
Capacitação ajuda pessoas a chegar ao mercado de trabalho; algumas já passam por processos de seleção

Um grupo de 180 pessoas portadoras de diversos tipos de deficiência conclui esta semana  o curso de capacitação para inserção no mercado de trabalho oferecido pelo Cesumar. Trata-se de um projeto que durou três meses e teve por objetivo principal estimular a inclusão dessas pessoas nas empresas maringaenses.

Em solenidade hoje (9) à tarde, com a presença do reitor Wilson Matos e diretores da instituição, foi feita a entrega dos certificados aos que concluíram o curso. Os alunos frequentaram 360 horas de aula e passaram por aprendizado teórico e prático em áreas cuja oferta de trabalho é maior em Maringá, como telemarketing, costura, jardinagem, serviços gerais e práticas administrativas.

Na área de  telemarketing especificamente já houve pessoas selecionadas para trabalharem na  GVT. A analista de Recursos Humanos desta empresa  de telefonia, Daiane Silva, presente na solenidade, disse que as pessoas selecionadas se mostraram capazes de assumir as vagas após passarem por uma seleção geral com vários concorrentes.

A coordenadora do curso de capacitação, professora Cleonice Pellegrini, ao falar na solenidade, disse que vem crescendo nos últimos anos a oferta de vagas e de contratações de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e que esse panorama reflete uma mudança de cenário social e de comportamento. "No entanto, ainda é preciso aumentar o número de contratações diante do expressivo aumento de empresas em nosso país", afirmou.

Para Cleonice, inclusão social significa o "processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com deficiências, sejam temporárias ou permanentes, e estas pessoas, simultaneamente, se preparam para assumir seus papeis na sociedade".

O reitor Wilson Matos deu parabéns aos alunos "que foram insistentes", a equipe da instituição que viabilizou todo o projeto e também ao Ministério do Trabalho pela parceria. Segundo ele, o mais importante é que os alunos mostraram o desejo de aprender e abraçaram uma oportunidade que pode fazer a diferença na vida deles.

Renato Roque Mariane falou em nome da turma e agradeceu o Cesumar pelo comprometimento. Segundo ele, todos foram fortes para vencer as barreiras. "Ganhamos força, coragem, confiança para enfrentar o medo, mas superamos e estamos aqui hoje com uma nova visão para outras lutas."

» 30/04/2009 - Reitor abre projeto sobre empresas de sucesso
» 30/04/2009 - Campanha da febre aftosa é lançada na Fazenda Cesumar
» 29/04/2009 - S2B da Microsoft prorroga inscrições até 8 de maio
» 29/04/2009 - Alunos vivenciam realidade do mercado de trabalho