Unicesumar - Nova marca

Alunos vivenciam realidade do mercado de trabalho
Mayara Gasparoto Mendes - estudante do 4º ano de Jornalismo

Alunos vivenciam realidade do mercado de trabalho
Jovens são treinados na área de tecnologia da informação
  Notícia(s) Relacionada(s)
Uma reclamação comum das empresas na hora de contratar é a falta de preparo dos candidatos. Pensando nisso, o Cesumar Empresarial desenvolveu o programa Job Lab, que atualmente é aplicado a alunos de Tecnologia da Informação (TI) e tem como objetivo capacitá-los para as exigências do mercado de trabalho.

Com a adesão de cinco empresas - Benner, DB1, Delta, WRA e Tech Result –, o programa foi implementado com os alunos que passaram pelo treinamento Students To Business, em parceria do Cesumar com a Microsoft, realizado em Maringá no ano passado. Ao todo, foram selecionados 23 alunos, entre 17 e 29 anos, a maioria concorrendo ao primeiro emprego na área. O Job Lab tem duração de três meses e a turma atual concluirá o curso no final de maio, já com garantia de emprego para os que tiverem bom desempenho.

Os trabalhos são realizados de segunda a sexta, em salas do Cesumar, simulando situações reais de uma empresa do setor de tecnologia. Além disso, aos sábados os alunos têm treinamento dirigido, com questões comportamentais e de postura empresarial. Esse trabalho é multidisciplinar, realizado com o acompanhamento de profissionais de psicologia e administração, dentre outras áreas.

Evanderson da Silva Crubelati é um dos alunos que participam do Job Lab. Para ele, o programa é bastante positivo. "A gente adquire mais experiência do que só no curso. Com as outras pessoas conseguimos mais conhecimento". Essa também é a opinião de Renato Vinhoto. "O conhecimento é o que fica de verdade", diz ele.

Outro participante, Alexandre Verri, também vê o programa com bons olhos. Para ele, o mais importante no treinamento do Job Lab é o acompanhamento de um profissional da empresa. "Nós temos orientações de um dos gerentes, que diz o que está certo e o que está errado".

Cassio Serea, um dos diretores da DB1 Informática, afirmou que a interação entre os alunos e a empresa é um ponto importante no sentido de dar um treinamento mais real. "A pessoa entra na empresa e o período de adaptação é um pouco longo. Por isso, achamos interessante essa proximidade antes de começarem efetivamente a trabalhar", assegurou.

O diretor de tecnologia da Delta Informática, Donisetti Ferreira Cosma, aprova o programa que, segundo ele, traz a realidade do dia-a-dia da empresa para os participantes. "É possível avaliar os conhecimentos que eles têm e as dificuldades que surgem. Isso vai ajudar quando a gente for absorvê-los na empresa", afirmou.

O diretor do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, idealizador do programa, afirma que os resultados da parceria com as empresas nesse treinamento são altamente positivos. "A experiência transcendeu as expectativas", disse ele, ao informar que estudos têm sido realizados para viabilizar a extensão do programa para outros setores da economia, tais como vestuário, indústria metal mecânica e agronegócios, dentre outros.

» 30/04/2009 - Reitor abre projeto sobre empresas de sucesso
» 30/04/2009 - Campanha da febre aftosa é lançada na Fazenda Cesumar
» 29/04/2009 - S2B da Microsoft prorroga inscrições até 8 de maio
» 29/04/2009 - Alunos vivenciam realidade do mercado de trabalho