Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

26/08/2011
Mestrado em Promoção da Saúde inicia aulas da primeira turma
A interdisciplinaridade é o diferencial do curso, que atraiu profissionais de diversas áreas, da medicina à educação; programa é inédito no Paraná
Assessoria de Imprensa Unicesumar

Mestrado em Promoção da Saúde inicia aulas da primeira turma
Pró-reitor de Pós-Graduação, Flávio Bortolozzi, ministra a aula inaugural
  Notícia(s) Relacionada(s)

A interface entre diversos campos do conhecimento é o diferencial  do curso de mestrado em Promoção da Saúde do Cesumar, aberto ontem oficialmente na instituição. O interesse de profissionais de diferentes áreas ficou evidente na formação da primeira turma, composta por médicos, psicólogos, dentistas, técnicos da saúde, nutricionistas, enfermeiros e educadores.

A aula inaugural do curso aconteceu ontem à noite, com palestra do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Cesumar, professor doutor Flávio Bortolozzi, que apresentou uma explanação sobre o desenvolvimento do conhecimento científico no país e os diversos níveis de pós-graduação.

Também estiveram presentes, o diretor de Pós-Graduação,Valdecir Bertoncello, a diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello e a  coordenadora do curso de mestrado, professora Sônia Cristina Soares Dias Vermelho, além de todo o corpo docente do mestrado.

Proposta

Trata-se do primeiro curso de mestrado do Paraná com preocupação exclusiva em qualificar profissionais para a promoção da saúde, oferecendo duas linhas de pesquisa:  "Promoção da Saúde e Envelhecimento Ativo" e  "O Ambiente Escolar na Promoção da Saúde". A proposta do curso nasceu em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da região.

Os alunos terão disciplinas com temas amplos como, por exemplo, Promoção da Saúde e Sistema Educacional Brasileiro, Economia da Saúde, Mídia, Cultura e Sociedade a outras mais específicas, como Mobilidade e Motricidade na Terceira Idade, Alimentação e Atividade Física para Crianças e Adolescentes ou, ainda, Fitoterápicos e Promoção à Saúde, Epidemiologia, Bioestatíca e Meio Ambiente, entre outras.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES I
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Ementa
Esta atividade tem por objetivo analisar a contribuição dos diversos campos disciplinares para a Promoção da Saúde, a partir de reflexões e práticas numa perspectiva interdisciplinar. Nas Atividades Interdisciplinares I, que ocorre no primeiro semestre do curso, os alunos entram em contato com as pesquisas interdisciplinares por meio de leitura e discussão dos estudos desenvolvidos e em desenvolvimento, faz estudos teóricos e metodológicos para a definição de um quadro conceitual visando recortes físicos, espaciais e temporais. Além disso, as atividades incluem a elaboração de grade de orientação para levantamento de dados, informações e categorias comparativas de análise. Devido suas peculiaridades, as atividades interdisciplinares desenvolvem-se por meio de seminários, oficinas, palestras, estudos dirigidos, discussões, reuniões, visitas técnico-científicas, entre outros.

ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES II
Obrigatória: Sim
Carga Horária: 30
Créditos: 2.0
Ementa
Esta atividade tem por objetivo analisar a contribuição dos diversos campos disciplinares para a Promoção da Saúde, a partir de reflexões e práticas da construção da perspectiva interdisciplinar. As Atividades Interdisciplinares II, que ocorrem no segundo semestre, os alunos passam por diferentes níveis de estudo e análise de temas ligados a linha à qual está integrado. Visa a construção de um projeto de pesquisa interdisciplinar da turma, ao qual se articularão os projetos individuais de dissertação, a execução de processos interdisciplinares e coletivos de pesquisa, ligados ao projeto comum e a discussão coletiva dos resultados parciais das dissertações. Nesta atividade tem-se a definição das questões de pesquisa para o projeto comum e hipóteses preliminares; Levantamento de dados pretéritos, realização de entrevistas e visitas a campo para caracterização do problema de estudo; definição de uma problemática comum de pesquisa, para a elaboração dos projetos individuais de dissertação. Devido suas peculiaridades, as atividades interdisciplinares desenvolvem-se por meio de seminários, oficinas, palestras, estudos dirigidos, discussões, reuniões, visitas técnico-científicas, entre outros.

Além dos créditos em disciplinas, quatro outros destinados às atividades interdisciplinares deverão ser integralizados no período regulamentar do programa, nos dois primeiros semestres do curso, sendo esta uma condição indispensável para a defesa da dissertação. Essas atividades consistem de estudos e de prática de pesquisa interdisciplinar, coordenadas por um ou mais docentes do corpo permanente do programa e devem dar origem à proposta de pesquisa que gerará a dissertação.

Interesse

Para alguns alunos do curso, o mestrado é uma oportunidade de ampliar conhecimentos em áreas que já atuam. É o caso da médica Bárbara Barros Arco-Verde, de Foz do Iguaçu, que trabalha com programas municipais de promoção da saúde e medicina nutricional integrada. Ela disse ser uma "obrigação do profissional voltar-se  às políticas de promoção da saúde ao invés de atuar apenas na área curativa".

O técnico do Ministério da Saúde que atua na regional de saúde de Maringá, Raimundo Franco, também viu no curso uma possibilidade de aperfeiçoamento paras as atividades que exerce. "eu trabalho dando treinamento a grupos de atenção básica à saúde e vejo como necessário o aperfeiçoamento  permanente. Achei interessante a proposta do mestrado e por isso resolvi fazê-lo."

» 31/08/2011 - Curso de Turismo do Cesumar é reconhecido com conceito 4
» 16/08/2011 - Ulisses Maia fala com estudantes de Direito e Serviço Social
» 12/08/2011 - Simpósio de Medicina Veterinária traz palestrante internacional
» 12/08/2011 - Cesumar realiza colação de grau neste sábado