Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
20/08/2015
Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia
Mais de 15 minicursos, palestras e concurso Chef Revelação temperam o evento acadêmico aberto à comunidade
Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia
Cultura brasileira é o tema central da Semana Acadêmica de Gastronomia da Unicesumar
  Notícia(s) Relacionada(s)

No embalo do movimento encabeçado pelo chef Alex Atala, que pede pela aprovação do projeto de lei que visa reconhecer oficialmente a Gastronomia Brasileira como manifestação cultural, a Semana de Gastronomia da Unicesumar apresenta de 2 a 4 de setembro todo o tempero da culinária de um país tropical.

Com o tema "Eu como Cultura. Gastronomia é cultura que se come", os mais variados sabores e ingredientes serão explorados no evento, que neste ano, contará com grandes chefs de cozinha do cenário nacional como Flavio Federico, Guga Rocha, Bárbara Verzola e Pablo Pavon, que trarão palestras voltadas à brasilidade da culinária. Ainda farão parte da programação os chefs locais Eduardo Pinheiro, Rodolfo Pedroso, entre outros, que apresentarão minicursos especiais abertos à população.

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Janaina Oliveira de Azevedo Leal, o objetivo da mostra é valorizar o ideal da gastronomia genuinamente brasileira, reforçando o processo de conhecimento entre academia e mercado. "A gastronomia brasileira é trabalhada na matriz curricular do curso, o que confere aos alunos propriedade sobre o tema. Ao encararem desde as primeiras etapas da formação esta consciência sobre a variedade da culinária do país, nossos estudantes serão, no futuro, profissionais gabaritados para acompanharem a nova tendência do mercado: da valorização e resgate dos ingredientes e receitas locais", complementa Janaina.

O diferencial vindo desta preparação acadêmica, que inclui não apenas o trato das grandes e clássicas receitas da culinária mundial, mas a adaptação do elemento cultural como principal ingrediente de um prato, faz do evento uma rica experiência para os estudantes e também participantes. "O contato dos acadêmicos com grandes nomes que carregam a bandeira brasileira em suas profissões é, além de inspirador, uma vivência marcante. É enriquecedor estar próximo a pessoas que possuem esta paixão pela cultura gastronômica de nosso país de modo a resgatar, preservar e levar ao mundo o valor de nossas raízes. Os participantes também ganham muito em conhecimento, pois a variedade brasileira é encantadoramente saborosa", destaca a coordenadora.

A programação da semana é variada. Serão trabalhadas, em minicursos, receitas da gastronomia italiana, japonesa, molecular aplicada a sorvetes, culinária light, comida à base de tofu, queijos e carnes, além de bebidas como cervejas e cachaça.

Ainda faz parte das atividades, o concurso Chef Revelação Unicesumar "Da minha terra: minha cultura e meu prato", que contará com as categorias estudante de gastronomia e profissionais da área. As inscrições são gratuitas e poderão participar estudantes de gastronomia matriculados em instituição de ensino superior e profissionais vinculados a um estabelecimento de alimentação. Eles desenvolverão em duplas, receitas para concorrer ao prêmio revelação.


Sobre Flavio Federico

Primeiro confeiteiro brasileiro a estudar profundamente, trabalhar, dar valor e respeitar os ingredientes e receitas genuinamente brasileiros. Com 23 anos de dedicação à gastronomia, é a principal referência internacional para a confeitaria de nosso país. É presidente e treinador da equipe brasileira de confeitaria da Coupe du Monde de Patisserie.

Sua marca registrada é trabalhar o conceito de base e técnicas europeias com ingredientes brasileiros, além da especialidade em apresentar receitas esquecidas do passado da doçaria nacional de uma forma mais moderna, sofisticada e contemporânea.

Trabalhou com grandes nomes como Chef Laurent Suaudeau, foi chef executivo de confeitaria do Hotel Hilton São Paulo Morumbi, consultor e chef executivo de confeitaria e padaria do grupo Fasano, onde era responsável pela criação de sobremesas para todos os restaurantes, além do majestoso hotel.

Produziu doces, sobremesas e chocolates 100% artesanais para algumas das empresas de gastronomia de maior sucesso do Brasil como o Grupo Fogo de Chão, Nespresso, Vento Haragano, Mellograno, Mori, Giuliana Flores, Barbacoa, Casa Santa Luzia, dentre outros.

Fundador, ex-chef executivo e proprietário da "Flavio Federico Dolci", empresa que durante 11 anos teve como foco principal o respeito pelos ingredientes brasileiros e suas receitas. A sociedade foi desfeita em 2014.


Sobre Guga Rocha

Apresentador do programa "Homens Gourmet", do canal Fox, de personalidade criativa e inquieta, Guga Rocha se destacou desde cedo nas artes, mas foi na gastronomia que seu coração encontrou morada.

Formado em Gastronomia pela UNIP, logo após a conclusão do curso já fazia muitos eventos e chefiava a cozinha de um clube de alta gastronomia, charutos e vinhos no Jd. Paulista (Epicur), e era também chef executivo do grupo Terroir e cantina Aurora. Trabalhou ao lado de chefs como Cacau Ribeiro, Laurent Suaudeau e Volmar Zocche.

Finalista do reality show Super Chef (Rede Globo), programa de Ana Maria Braga, ao final do concurso iniciou sua pesquisa da culinária dos Quilombos Brasileiros, em busca das raízes gastronômicas, lançando um site sobre o tema (Um Sabor Quilombola - www.saborquilombola.com.br), onde resgata mais de 150 receitas desta cultura.

Seu amor pelas coisas do Brasil o fez viajar por vários recantos do mundo levando as cores e sabores do nordeste. Escritor do livro "Receitas Para Pegar Mulher" (Editora Matrix).  

Desde o início de 2015, Guga Rocha é contratado da Rede Record de Televisão como chef efetivo do Programa da Tarde, apresentado diariamente por Ticiane Pinheiro e Brito Jr., onde encabeça os quadros "Uma Pitada no Seu Negócio" e "Fã na Cozinha".


Sobre Bárbara Verzola

Após uma passagem em Petrópolis, com o renomado chef e enólogo Danilo Braga no Locanda della Mimosa (3 estrelas no Guia 4 rodas), trabalhou no Locanda da Voi (Rio de Janeiro).

Na Itália, iniciou sua carreira internacional em Firenze, no premiado 3 estrelas Michelin, Enoteca Pinchiori. Ainda no país da bota, Bárbara viveu na Sicília, trabalhando no Duomo (2 estrelas Michelin) com o chef Ciccio Sultano.

Trabalhou também com Ferran Adrià no El Bulli (3 estrelas Michelin). Atualmente, faz parte do programa Cozinha Caseira, no canal Fox Life e é chef e sócia do Soeta Restaurante. A chef foi citada em entrevista de Ferran Adrià para a revista Chef (mês de abril) como uma das melhores chefs do Brasil.


 Sobre Pablo Pavon

O equatoriano Pablo Pavon sempre foi apaixonado por cozinha e decidiu seguir a profissão aos 17 anos, iniciando seus estudos no Centro de Formação Hoteleira Alberto, na época, única escola de gastronomia do Equador.

Após trabalhar em vários hotéis 5 estrelas, seguiu para a prestigiada escola Le Cordon Bleu, de Paris, passando pela Escola Hoteleira Casa de Campo, em Madrid. Sua trajetória seguiu por muitos restaurantes como o Terraza del Casino de Madrid, Sant Pau, Martin Berasategui, Mugaritz e El Poblet.

Trabalhou no renomado restaurante de Ferran Adriá, ElBulli, sendo um dos chefs de partida. Foi lá que conheceu a Chef Bárbara Verzola e juntos, no Brasil, abriram o restaurante Soeta (ES).

 

Mais informações


 


» 31/08/2015 - Academia ao Ar livre está em funcionamento
» 31/08/2015 - Reitor Wilson Matos participa do evento Mérito Empresarial em Ponta Grossa
» 31/08/2015 - Mais de 4 mil formandos colam grau no final de semana
» 28/08/2015 - Estudantes apresentam trabalhos na 1ª Mostra Científica de Pós-Graduação
» 28/08/2015 - Professor da Alemanha visita Unicesumar em busca de parceria
» 28/08/2015 - Unicesumar realiza colação de grau neste final de semana
» 28/08/2015 - Goioerê recebe a Orquestra Filarmônica Unicesumar neste domingo
» 28/08/2015 - Finalistas do concurso Chef Revelação são anunciados
» 28/08/2015 - Mestrado em Tecnologias Limpas realiza primeira banca
» 27/08/2015 - Alunos da Escola de TI da Unicesumar vencem o Hackathon
» 27/08/2015 - Semana acadêmica de nutrição aborda as novas tendências da profissão
» 26/08/2015 - Começa a 6ª Jornada de Estética e Cosmética
» 26/08/2015 - EPCC tem quase mil trabalhos científicos inscritos
» 25/08/2015 - Alunos de Educação Física promovem nove minicursos
» 25/08/2015 - Jornada de Práticas em Psicologia começa nesta terça-feira
» 25/08/2015 - Pós-graduação realiza mostra de trabalhos científicos nesta quinta-feira
» 25/08/2015 - Intercambista de Moçambique se despede da Unicesumar
» 24/08/2015 - Pós-graduação promove palestra sobre a importância do pensamento crítico
» 24/08/2015 - Unicesumar homenageia melhores alunos com almoço
» 24/08/2015 - Unicesumar é vice-campeã dos Jogos Universitários do Paraná
» 20/08/2015 - Unicesumar filia-se à Fepesul
» 20/08/2015 - Chefs de cozinha renomados marcam a Semana de Gastronomia
» 19/08/2015 - Começa o 15º Simpósio de Medicina Veterinária da Unicesumar
» 19/08/2015 - Debate sobre comunicação amanhã abre a ExpressoCom
» 18/08/2015 - Presidente do Conselho Federal abre Jornada de Biomedicina
» 18/08/2015 - MEC autoriza curso de Arquitetura para Unicesumar em Curitiba
» 17/08/2015 - Professora da Unicesumar lança livro sobre assédio moral
» 14/08/2015 - Estudantes de moda apresentam desfile "Álbum de Família"
» 14/08/2015 - OFUC toca no Parque do Povo, em Presidente Prudente, neste domingo
» 13/08/2015 - Animais silvestres correm riscos em região urbana
» 13/08/2015 - Novos direitos e diretos da personalidade são debatidos em congresso da Unicesumar
» 13/08/2015 - Curso de Medicina realiza prova para processo de transferência, nesta sexta
» 13/08/2015 - Unicesumar recebe ações culturais do Global Village
» 12/08/2015 - Fundação Isis Bruder recebe software desenvolvido por estudantes de TI
» 12/08/2015 - Orquestra Unicesumar realiza venda de ingressos para concerto "Temas de Filmes"
» 11/08/2015 - Aluna da Unicesumar participa de pesquisa sobre Alzheimer na Austrália
» 11/08/2015 - Semana de Comunicação acontece entre 18 e 21 de agosto
» 10/08/2015 - Pesquisas de estudantes marcam 11º Dia de Campo da Unicesumar
» 10/08/2015 - Unicesumar recebe 15 intercambistas do Global Village, nesta quarta e quinta
» 07/08/2015 - Museu Unicesumar abre exposição sobre imigrantes japoneses
» 06/08/2015 - Especialista fala sobre tendências no cenário macroeconômico
» 06/08/2015 - Programa Freemind é divulgado para estudantes
» 05/08/2015 - Com o tema "A arte de cuidar", curso de Medicina abre semana acadêmica
» 05/08/2015 - Diretoria de Pesquisa reúne bolsistas de Iniciação Científica
» 04/08/2015 - Unicesumar promove 11º Dia de Campo de Agrárias
» 04/08/2015 - Alunos assistem à palestra sobre o planejamento da carreira
» 04/08/2015 - Diretor do Diário dos Campos visita Unicesumar
» 03/08/2015 - Inscrições para o FIES do 2º semestre estão abertas
» 03/08/2015 - Lapem lança projeto de extensão chamado Ted Bear
» 03/08/2015 - Abertura da 20ª Semana Maringaense de Amamentação acontece na Unicesumar

 

Notícias anteriores