11º Congresso de Educação e Cidadania reúne centenas de educadores

Começou ontem, 17, o 11º Congresso de Educação e Cidadania promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Paraná (Sinep/NOPR). O evento, que teve encerramento nesta sexta-feira, ao meio dia e aconteceu no Teatro Calil Haddad com o patrocínio do Cesumar/Objetivo, contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas, entre professores, diretores, psicopedagogos, psicólogos, pais e universitários das regiões de Cianorte, Engenheiro Beltrão e Maringá.

Durante a abertura estiveram presentes, entre outras autoridades, o reitor do Cesumar, professor Wilson de Matos Silva, o presidente do Sinepe, professor José Carlos Barbieri, o professor Mario Lunardoni representando a UEM, a professora Ivete Cruchovski, representando o Prefeito Silvio Barros II e o professor Cláudio Ferdinandi, representando o vice-presidente para assuntos de Capacitação Profissional do Sinep, o professor Vanderlei Alves Ferreira.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação da orquestra do Cesumar e com a cantora Ana Vitória interpretando o Hino Nacional. Após a apresentação, teve início a palestra do doutor Içami Tiba sobre a indisciplina e a agressividade na escola.

Com uma linguagem simples e direta, Içami Tiba falou de assuntos como a formação dos adolescentes, as mudanças que precisam ser feitas na educação e a necessidade dos pais e professores de se atualizar sobre a realidade dos jovens, captando o seu interesse.

O primeiro dia de palestras, que começou às 18h30, só terminou com a entrega de uma lembrança da cidade ao palestrante por volta das 22h30. Nesta sexta pela manhã, também passaram pelo evento o professor Gabriel Perissé, que falou sobre os pecados e as virtudes na educação, e o doutor Irineu Tamaio, que debateu sobre problemas ecológicos.