11th International Seminar on Nursing Research, maio/2017, Porto/Portugal

raquel-1Professora: Raquel Cristina Luis Mincoff

Evento: 11th International Seminar on Nursing Research, maio/2017, Porto/Portugal

Aconteceu, no período de 04 a 06 de maio de 2017, o evento: 11th International Seminar on Nursing Research - 11° Serminário Internacional de Investigação em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa, em Porto, Portugal. Os seminários decorrem desde 2005 e são abertos à participação de acadêmicos de enfermagem e enfermeiros em geral, que queiram  partilhar os seus projetos de investigação, metodologias e resultados. Os participantes são preferencialmente acadêmicos de mestrado e doutoramento, que encontram, nesses momentos de discussão, oportunidades para o desenvolvimento de competências, investigação, ampliando o conhecimento a toda área da enfermagem.

Destacou-se a conferência mundial: Impact of Evidence on Clinical Practice and Policy Decisions/ Impacto da Evidência na Prática Clínica e nas Decisões Políticas, ministrada pela enfermeira, socióloga, PhD. Linda H. Aiken, cujo foco de suas pesquisas é determinar como o contexto organizacional dos cuidados de saúde pode ser modificado para promover melhores resultados do cliente.

As investigações apresentadas pela Profª. Raquel Mincoff, no formato de comunicação oral, foram as pesquisas intituladas: Percepção sobre a Doença de Alzheimer por agentes comunitários de saúde: Pesquisa-ação, que versa sobre a percepção de profissionais da saúde sobre a Doença de Alzheimer e seu manejo, ocorrida em uma unidade Básica de Saúde na cidade de Maringá. A pesquisa em tela é fruto do trabalho de investigação em conjunto com os acadêmicos do Curso de Medicina, na disciplina da Interação Comunitária da Unicesumar.

Educação e Promoção da saúde em grupo de idosos: relato de experiência, que descreve as práticas educativas desenvolvidas com idosos em Grupo de Convivência, vinculado à Unidade Básica de Saúde. Embora o projeto seja parte do desenvolvimento de tese da pesquisadora, as vivências das atividades de lazer são contextualizadas com os acadêmicos de Enfermagem e Medicina da Unicesumar, podendo ser aplicadas às comunidades, integrando ensino-serviço e comunidade com foco na Saúde comunitária.

Além das apresentações, foi realizada visita técnica na IES, acolhida pela Dra. Margarida Vieira, coordenadora do Curso de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. A coordenadora se manteve aberta à nossa Instituição, possibilitando futuras parcerias que beneficiarão o contato internacional dos nossos acadêmicos. O contato com pesquisadores internacionais foi prazeroso e com grandes trocas de experiências, e o agradecimento especial à Diretoria de Pesquisa e o ICETI, parceira nesse evento.