14 º Mostra de Profissões atrai milhares de estudantes

A 14º Mostra de Profissões ainda não chegou ao fim, mas já é considerada um sucesso pelos organizadores. Já passaram mais de 7 mil pessoas, de 71 municípios, pelo campus do Cesumar, local que anualmente serve como sede para o evento. Os cursos mais procurados são direito e medicina.

Um evento com o porte da Mostra de Profissões serve para auxiliar muitos jovens que passam pelo dilema da escolha profissional. A psicóloga Juliana Alencar explica que durante a adolescência os estudantes têm muitos conflitos pessoais, como a decisão da carreira a seguir. "Um evento como esse apresenta o concreto, traz um pouco da realidade para mais perto deles. Certamente, é muito eficiente no processo de decisão profissional", aponta a psicóloga.

A estudante do terceiro ano do ensino médio, Priscila Pacheco, já escolheu o curso de graduação que pretende cursar. Ela quer fazer direito. Mas, mesmo assim decidiu conferir a mostra para afirmar sua decisão e conhecer mais sobre outras profissões. "É sempre bom afirmar mais aquilo que queremos".

Cláudio Augusto, que faz o segundo ano do ensino médio, visitou pela manhã a mostra e disse que a escolha profissional ainda está em fase de decisão. "Por enquanto estou conhecendo várias áreas e profissões", diz o estudante, que  pretende decidir até o próximo ano sua carreira.
Para os estudantes que ainda não decidiram que curso fazer é possível responder a um teste vocacional. Mais de 60 jovens já receberam os resultados dos testes, na hora ou via e-mail, que apontam suas aptidões profissionais.

Até às 22h30 desta sexta-feira, as 82 profissões estarão expostas para toda a comunidade que queira conhecer mais sobre as diversas áreas profissionais. Para receber esse público, profissionais do mercado e estudantes transmitem a realidade da graduação e da profissão. Outro grupo formado por rotarianos e profissionais de instituições de ensino dão suporte ao evento.

A mostra é organizado pelo Rotary e conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação, Transporte Coletivo Cidade Canção e Cesumar.