Unicesumar
Unicesumar

150 candidatos participam de seleção para PlanSeQ


Aconteceu ontem o processo seletivo para a primeira turma do PlanSeQ (Plano Setorial de Qualificação) em Maringá. Cerca de 150 candidatos foram convocados em primeira chamada para a prova de conhecimentos aplicada no Cesumar. A relação candidato/vaga é de 5 por 1. O programa é ligado ao Ministério do Trabalho é gratuito e pretende capacitar jovens para o setor de tecnologia da informação conforme as demandas regionais. Os resultados serão divulgados amanhã (17) no site do projeto.

Segundo Freud Oliveira, serão selecionados 30 candidatos nesta fase para a capacitação em Maringá. Ao total são 1.100 vagas disponíveis sendo 600 para Curitiba, 400 para Maringá e 110 em Londrina.

Na recepção aos candidatos, Oliveira explicou os programas de qualificação do Governo Federal e esclareceu o funcionamento deste PlanSeQ em TI. "Estas vagas são 10% do total no Brasil na área de informática". Demonstrando otimismo, o coordenador do Cesumar Empresarial disse aos candidatos, em sua maioria jovens, que Maringá fomenta o conhecimento. "É uma cidade tecnológica, vocês têm de aproveitar", disse.

Entre as vantagens, ao término da qualificação, há possibilidade de ingressar no mercado de trabalho. Um terço da turma já tem vaga garantida. Os alunos receberão lanche, vale-transporte e certificado de participação.  O programa foi estruturado para 3 meses de duração, um total de 250h/aula.

Além de serem preparados para o desenvolvimento de sistemas de informação, também serão abordados aspectos administrativos. Rafaela de Campos Benati, diretora da empresa Strada, parceira do Cesumar durante este curso, apresentou um panorama do setor de logística de transportes, segmento que será o foco das atividades em TI desta turma. A contratação dos jovens também será para vagas em empresas desta área. "As empresas do setor de transportes necessitam de pessoas formadas não só para cargos administrativos maiores como para o operacional. Esse operacional não pode ser uma pessoa que não tenha noções do processo administrativo. A empresa precisa ser administrada e cada pessoa precisa ter noções boas, entender o seu papel dentro da empresa", explica.


Rafaela Benati explica como será o programa de capacitação da turma 1

Últimas notícias

Categorias