15ª Mostra de Profissões acontece nesta sexta-feira no Cesumar

Está programada para esta sexta-feira, dia 26, a 15ª Mostra de Profissões realizada pelos clubes de Rotary de Maringá. Este é o maior evento do gênero que acontece na região, reunindo além dos 14 clubes rotarianos, todas as instituições de ensino superior da cidade e instituições de cursos técnicos como Sesi e Senai. A mostra acontece no campus do Cesumar e é aberta a todos os interessados, com entrada franca.

A expectativa dos organizadores é que 10 mil pessoas aproximadamente passem pelo evento, assim como em anos anteriores. Dezenas de escolas de Maringá e de toda a região já confirmaram participação, devendo trazer seus alunos do Ensino médio para visitar a exposição.

Cerca de 90 profissões, tanto de nível superior quanto técnico, serão demonstradas, incluindo desde as carreiras mais tradicionais, como medicina, direito e administração, às mais novas, como sistemas para internet e redes de computadores, engenharia de software, estética e cosmética,  automação industrial e mecatrônica, entre outras.

As carreiras técnicas nas áreas de radiologia, prótese dental, enfermagem, mecânica, saúde bucal, estética e fotologia, comissário de bordo e a Polícia  Militar, entre outras, também terão espaço.

"O objetivo da mostra é que os estudantes do Ensino Médio possam esclarecer todas as suas dúvidas a respeito das profissões que mais têm interesse e, assim, diminuir o número de jovens que entram para a faculdade sem saber exatamente o que desejam seguir em sua vida profissional", esclarece o coordenador geral da mostra, Wagner Simm.

Ao visitar os estandes, os jovens terão contato com profissionais que já atuam na área e também estudantes das universidades, que vão esclarecer as peculiaridades de cada curso, desde as atividades que são realizadas no dia a dia da carreira, até o mercado de trabalho, remuneração e indicação das instituições que oferecem a formação.

Aproximadamente seiscentos voluntários trabalharão na mostra para dar todo o suporte que o evento exige.  As visitas podem ser feitas nos horários das 8h às 11h30; das 13h30 às 17h30;  e das 19h às 22h30.

A mostra conta com apoio do Núcleo Regional de Educação e da TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção).