1º Encontro de Engenharia de produção debate oportunidades profissionais

Foi aberto ontem, no auditório Joaquim Lauer, o 1º Encontro de Engenharia de Produção da Unicesumar, evento que reúne os professores e estudantes do ensino presencial e é transmitido também para os alunos da Educação a Distância. Em todo o Brasil, cerca de 1,5 mil estudantes de Engenharia de Produção acompanham o encontro.

A abertura oficial foi feita pelo coordenador do curso, professor Judson Ricardo da Silva e pelo diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias, professor Ângelo César Colombini. Logo após, profissionais do mercado foram convidados a falar de suas experiências como empreendedores e o dia-a-dia do engenheiro de produção no "chão de fábrica".

Jean Romanini, gerente industrial da Pressure - segunda maior fabricante de compressores de ar do Brasil com sede em Maringá  – falou das competências necessárias para o engenheiro de produção e destacou as oportunidades existentes para esses profissionais. Já Rafael Motta, supervisor de engenharia na mesma empresa, disse que a profissão é versátil, mas é preciso ter a mente aberta para saber aproveitar as oportunidades, "que não estão apenas no setor de produção, mas em qualquer área que exija  organização, gestão de métodos e processos".

O segundo momento da noite foi voltado ao tema "Empreendedorismo". Para abordar o assunto, esteve presente o engenheiro mecânico Marcelo Baptistella, dono da cervejaria Cathedral, que nasceu de suas mãos e de mais dois amigos, há dois anos em Maringá, e hoje já distribui o produto para 12 estados brasileiros, sendo também detentora de alguns importantes prêmios no campo da cerveja artesanal.  Segundo Baptistella, o brasileiro é um dos povos mais criativos e com vontade de empreender, mas ainda precisa acreditar mais em si para que os projetos saiam do papel. "É esse recado que deixo para vocês", afirmou.

Hoje à noite, estará presente para a palestra de encerramento, o deputado federal Edmar Arruda, dono de uma construtora em Maringá.  Ele vai falar sobre o mercado de trabalho e dar dicas para os futuros engenheiros se darem bem na profissão.