1º game “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!” prepara alunos para o mercado de trabalho

Oito polos, de diversas regiões do país, participaram da disputa. Equipe de Campinas foi a campeão

Tutores e mediadores dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira

Os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar participaram do 1º game online “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!”. A atividade fez parte de um projeto de ensino desenvolvido pela coordenação dos cursos, em conjunto com os mediadores e tutores. Participaram da competição os polos de Maringá/PR, Campo Mourão/PR, Belém/PA, Brasília/DF, Três Lagoas/MS, Varginha/MG, Campinas/SP, e Blumenau/SC.

A disputa aconteceu em duas etapas, sendo a primeira no dia 17 de setembro – eliminatória – e a segunda no dia 01 de outubro – semifinal e final. O jogo foi realizado e transmitido ao vivo, via Skype, para os acadêmicos dos dois cursos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O coordenador de cursos, professor José Manoel da Costa, explica que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia, inclusive na educação. “Para inovar ainda mais o ensino dos alunos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira da EAD Unicesumar, utilizamos o game como instrumento de aprendizagem. Dessa forma, proporcionamos também interação entre os alunos de diversos polos de várias regiões do Brasil”, diz.

A dinâmica funcionou da seguinte forma: os times, com seis integrantes cada, tinham que responder ou repassar perguntas alternadas, sendo de níveis fácil, médio e difícil. Quem acertava acumulava os pontos e quem errava, “pagava” metade dos pontos da pergunta para a outra equipe. Quando o grupo errava, o moderador do game respondia a questão, contribuindo com o aprendizado. A equipe que “sobreviveu” às perguntas foi a do polo de Campinas, que conquistou o 1º lugar.

Para a acadêmica do 4º ano do curso de Ciências Contábeis do polo de Campinas e integrante do grupo campeão, Tatiana Hoshika Shinzato, 33 anos, a experiência de ter participado da competição foi gratificante. “De forma descontraída, tivemos a oportunidade de revisar os conhecimentos adquiridos durante o curso e, ainda, interagir com os demais alunos. Não conhecia nenhum dos outros membros da equipe de Campinas e posso dizer que encontrei pessoas incríveis, todos muito esforçados e bons alunos. Foi uma experiência única que me trouxe bons amigos”, diz.

Já para o empresário, aluno do 4º ano do curso de Ciências Contábeis e integrante do grupo de Maringá, que ficou na terceira colocação, André Luiz Calliari Campos, 35 anos, a atividade proposta serviu como um apoio para o início da carreira. “Ao termino de qualquer curso fica o sentimento de capacidade, ou a dúvida sobre ela, para o desempenho das atribuições exigidas pela profissão. Assim, cabe aqui acentuar a importância da disputa criada pela Unicesumar que instigou os participantes a se prepararem, a fim de desempenhar uma apresentação de alto nível”, afirma.

De acordo com o coordenador do curso, a instituição já está se preparando para uma nova edição. “O sucesso do game foi tão grande que temos alunos de diversos polos querendo saber quando será o próximo. Ainda não temos a data certa, mas em breve os acadêmicos serão convocados para o 2º game”, diz.

Manoel da Costa finaliza dizendo que o aprendizado é mais eficaz quando se utiliza várias ferramentas para o estudo e pesquisa, pois como exemplo do game “Quem sabe RESPONDE. Quem não sabe PERGUNTA!, os participantes aprenderam e testaram seus conhecimentos brincando.