Unicesumar
Unicesumar

1º Jornada Internacional de Pedagogia reúne profissionais de referência em evento on-line da UniCesumar

Evento ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro, com o tema “Promover educação na tela digital: contextos atuais de sala de aula”

O impacto da tecnologia em todos os processos da sociedade é notável. Na educação, não é diferente. Por isso, o curso de Pedagogia da UniCesumar realizou a 1º Jornada Internacional de Pedagogia, que foi desenvolvida com o tema “Promover educação na tela digital: contextos atuais de sala de aula”. O evento ocorrido entre os dias 14 e 16 de setembro de forma on-line, foi composto por palestras com profissionais de referência no meio acadêmico e reuniu mais de 5 mil participantes.

Nas palestras, foram abordados temas como metodologias ativas, neuroplasticidade, uso de bonecos e contação de histórias e inclusão em tempos de tela digital. Para abrir o evento, foi convidado o professor José Pacheco, que é mestre em Ciência da Educação pela Universidade do Porto, educador, pedagogo e especialista em leitura e escrita, que hoje faz parte da Rede de Inovação e Criatividade da Educação do SESC Nacional. O currículo de todos os palestrantes, bem como o registro das transmissões ao vivo, está disponível no site oficial do evento.

De acordo com o coordenador do curso de Pedagogia da UniCesumar, Rômulo Behrend, o evento foi uma oportunidade de discutir com toda a comunidade da educação o atual momento, proporcionando reflexões sobre diferentes temas. “O contato com profissionais de diferentes áreas também propicia as reflexões necessárias para os acadêmicos na vida profissional”, explica.

Para ele, as novas tecnologias na educação são ferramentas importantes para tornar mais dinâmico o processo de ensino-aprendizagem. “Se aplicada de modo responsável e criativo, a tecnologia pode apresentar diferentes benefícios para os alunos e até mesmo para a equipe de educadores. Com a popularização dos aparatos tecnológicos, é comum que as novas gerações tenham esses equipamentos inseridos em seu dia a dia, e a escola não deve estar alheia a essas influências”, pontua Behrend.

No entanto, o coordenador do curso de Pedagogia reforça que a tecnologia não substitui o papel do professor na educação, destacando que é preciso que o professor saiba conduzir a utilização de novas mídias e softwares. “Um aparelho de última geração não garante o aprendizado do estudante, o que torna essencial a figura do professor (a) nesse processo. Quando o equilíbrio é encontrado, o uso de equipamentos, softwares e mídias contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e auxiliam os professores a despertar a curiosidade.”

Últimas notícias

Categorias