1º Rally Aéreo: alunos de Pilotagem de Aeronaves participam de competição

Estudantes do 1º ano foram divididos em equipes para elaborarem e executarem um projeto de simulação de voo

Os alunos do 1º ano do curso de Pilotagem Profissional de Aeronaves da UniCesumar tiveram uma tarefa desafiadora: o 1º Rally Aéreo, uma competição para elaborar e executar um projeto de simulação de voo. A atividade, que ocorreu no dia 23 de outubro no laboratório de pilotagem da Instituição, foi promovida em prol da comemoração do Dia do Aviador.

Divididos em equipes, os alunos receberam uma rota e, a partir disso, estabeleceram todos os procedimentos necessários para um voo, como cálculos de proa, tempo e altura que irão voar, bem como análises meteorológicas. Após o tempo mínimo estipulado, os projetos foram avaliados por uma comissão formada por profissionais renomados da área.

De acordo com o coordenador do curso de Pilotagem de Aeronaves, Antônio Carlos Prestes Perine, a ideia foi simular o dia a dia de um piloto. “É uma competição em que os alunos terão que usar todos os conhecimentos das disciplinas para planejar o melhor voo”, declarou.

João Victor Ventura foi um dos alunos que participaram do Rally Aéreo. Ele ressaltou que, para os alunos que ainda não realizam voos, participar da atividade é incrível. “Quando aprendemos algo na teoria, ficamos imaginando como seria na prática. Aqui, a gente percebe que é realmente da forma como imaginávamos. Nada é indispensável, e nós nos preparamos ao máximo na sala de aula para fazer o melhor trabalho possível.”