Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar inaugura auditório com palestra de Carlos Sardenberg e posse do CDEPG

Representantes da sociedade civil organizada prestigiaram o evento.

O auditório da UniCesumar de Ponta Grossa foi inaugurado oficialmente nesta segunda-feira, 1° de abril, com um evento importante para a cidade: a posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), gestão 2019 – 2020. O jornalista Carlos Alberto Sardenberg ministrou a palestra “Cenário Econômico Atual e o Futuro das Cidades”, fazendo uma análise de como o cenário nacional tem impactado no desenvolvimento dos municípios.

Participaram da solenidade o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, o secretário Estadual de Comunicação, Hudson José, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, José Roberto Mattos, o diretor do Campus da UniCesumar em Ponta Grossa, Marcos Oliveira Athayde, o diretor do Sicoob, Elisberto Torrecillas, a Pró-Reitora Executiva de Educação Presencial, Andrea Borim, e demais autoridades.

O reitor da UniCesumar destacou que a instituição está em Ponta Grossa para somar, oferecendo ensino de excelência aos moradores dos Campos Gerais. “Quanto mais instituições de ensino de qualidade em uma região, melhor para a nossa sociedade, pois a educação é um bem maior e a base do crescimento do país. Conversei com o prefeito Rangel e o parabenizei pelo município oferecer, em grande parte das escolas, o ensino integral. São poucos os municípios que conseguem isso”.

Matos reforçou que o auditório da UniCesumar está à disposição da comunidade gratuitamente. “A instituição de ensino precisa ser um espaço de grande interação da comunidade. E fico feliz de ver tantas autoridades neste evento de hoje. A sociedade de Ponta Grossa mais uma vez está demonstrando capacidade de inspirar, criando o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa”. O reitor entregou ao prefeito e ao novo presidente do CDEPG a Coletânea dos 70 anos de Maringá – volume 1 e 2.

Representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, o secretário estadual de Comunicação e Cultura, Hudson José, parabenizou a diretoria do CDEPG. “Ponta Grossa tem mudado muito e é um dos polos industriais mais avançados e polo educacional fortíssimo. A cidade está se referendando como um centro de formação profissional e a UniCesumar acertou em estar aqui”.

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, contou como foi a criação do CDEPG, que teve o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM). “Visitamos o Conselho de Maringá e trouxemos todas as boas iniciativas para aplicar aqui, pois as boas ideias precisam ser replicadas e aprimoramos também algumas questões, inclusive que foram sugeridas pelos conselheiros daquela cidade. Nosso Conselho nasce moderno e muito forte. A nova diretoria tem uma missão muito grande”.

O presidente empossado do CDEPG, Wilson de Oliveira, agradeceu o prefeito Rangel por ter encaminhado o projeto de lei que criou o Conselho no município. “Também deixo meu agradecimento aos vereadores que foram a favor desse projeto e à UniCesumar e demais apoiadores, pois esse evento não seria viável sem eles. É uma grande honra e desafio presidir esse Conselho, que foi criado para promover a intensa e fecunda participação da sociedade no planejamento estratégico de Ponta Grossa para as próximas décadas”. Oliveira reforçou que o Conselho vai aproximar a população do planejamento da cidade. “Todos devem ser agentes de mudanças”.

Palestra

O jornalista Carlos Alberto Sardenberg destacou em sua palestra que o Paraná é um estado pulsante, que gera atividade econômica. Também mencionou que era a terceira vez que visitava Ponta Grossa e que o desenvolvimento da cidade era claramente notado. “Nem todos os municípios brasileiros são assim. E isso ocorre porque a situação do país interfere nas cidades. A cada 100 reais que o governo arrecada sobram apenas dez reais que são destinados para investimentos”.

Sardenberg também citou que o Brasil tem um dos piores desempenhos em abertura de empresas, obtenção de alvará, registro de propriedades e impostos. “Nosso sistema tributário é o pior do mundo e precisa ser simplificado”.

Referência

O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá serviu como referência para a criação do CDEPG.  “Foi um intercâmbio de conhecimento e soluções. Recebemos as comitivas de Ponta Grossa em Maringá e também estivemos três vezes aqui. Esse é um momento ímpar, onde a comunidade precisa apoiar. A cidade está de parabéns pela implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e tenho certeza que o Wilson fará um excelente trabalho em busca de desenvolvimento para a cidade”, destacou o presidente do CODEM, José Roberto Mattos.

A gestão 2019 – 2020 do CDEPG é composta por Wilson de Oliveira na presidência, Priscila Garbelini Gravonski na vice-presidência, Leonardo Puppi Bernardi na 1ª Secretaria, Florisvaldo Aparecido Hudiniki na 2ª Secretaria e Claudio Grokoviski na Tesouraria.

Novo auditório da UniCesumar

Com foco em contribuir com eventos que debatem o desenvolvimento da região, a UniCesumar disponibiliza à comunidade o auditório para realização de palestras, workshops, mesas redondas e demais eventos, desde que estejam alinhados com o objetivo da instituição. O local tem capacidade para até 508 pessoas e apresenta uma estrutura moderna, com equipamentos sonoros de alta qualidade. O auditório teve um investimento de R$ 1,5 milhão e faz parte do compromisso da instituição com a ampliação do campus.

Referência no ensino superior

A UniCesumar está entre 4% das melhores instituições de ensino superior do Brasil, sendo considerado o melhor Centro Universitário do sul do País. Há oito anos consecutivos mantém o IGC 4 (Índice Geral de Cursos), indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior. A UniCesumar está presente em todos os estados brasileiros, com mais de 580 polos de educação a distância e quatro campi presenciais nas cidades de Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba e em breve, contará com a implantação do campus de Medicina na cidade de Corumbá (MS).

Últimas notícias

Categorias