2ª Semana das Engenharias discute a realidade e tendências do mercado

Até a próxima terça-feira (13), segue a programação da 2ª Semana das Engenharias do Cesumar. As atividades são direcionadas para os 320 acadêmicos de Engenharia Elétrica, Automação Industrial e Controle e Automação da instituição. As palestras e os minicursos são voltados para atualização de conhecimento e apresentação de novidades.

Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na noite de ontem (8), no auditório do bloco 6, o reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, incentivou os alunos a investirem em  pesquisas práticas e desenvolvimentos de produtos. "No caminho das pesquisas teóricas o Brasil vai bem. Mas, a inovação e progresso de uma nação hoje é medida também pela produção de tecnologias", afirmou.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Automação Industrial e Engenharia de Controle e Automação, Luiz Henry Monken e Silva, o objetivo da semana é promover a reflexão sobre os efeitos tecnológicos, a realidade de mercado e as tendências da área.  "Por isso, o evento contempla abordagens amplas e demonstrações práticas", disse ele.

Estudantes, professores e profissionais do mercado estão envolvidos em seis minicursos, como a eletrônica para sistemas embarcados, confecção de placas de circuitos e aplicação das redes neurais. Outras quatro palestras completam as atividades.

Palestra
O cenário e os desafios profissionais presentes na conjuntura industrial paranaense foi o tema da palestra proferida ontem (8), por Carlos Walter Martins Pedro, empresário, vice-presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e presidente do Sindimetal Maringá (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico).

Segundo Carlos Walter, o Brasil está voltando aos tempos primários de produção, uma vez que componentes simples, como rodas, pistões e cerâmica, precisam ser importados por não haver produção eficiente no País. "Para manter-se em boas posições é preciso buscar a inovação e o aperfeiçoamento com baixo custo", defendeu o empresário.