2º Encontro Paranaense de Moda acontece hoje na Unicesumar

Pesquisadores, estudantes e professores de moda e de design de universidades paranaenses encontram-se hoje reunidos na Unicesumar  para participar do 2º Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios, promovido pela REDEModa (Rede de Ensino Superior de Moda do Paraná).

Segundo a presidente da Rede, Carla Hidalgo Capelassi, o encontro estadual,  reunindo a instituições do Estado que oferecem os cursos de moda e de design, tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e divulgar as pesquisas que vêm sendo realizadas, de forma a promover a integração e, desta forma, uma melhor formação profissional.

"Também é intenção desse encontro, divulgar os cursos de moda e mostrar aquilo que eles vêm produzindo em termos de pesquisas, ainda pouco conhecidas pela sociedade, mas que vem refletindo no fortalecimento desse mercado em todo o estado", observou Carla Capelassi.

O encontro começou com palestra da doutora e pesquisadora da Unesp, Mônica Moura, que discorreu sobre "Design, Moda, Arte e Tecnologia", apontando a necessidade da interrelação dessas áreas dentro do processo de criação e produção. Segundo a pesquisadora, o fortalecimento do mercado e da produção industrial acontece hoje via universidades, responsáveis que são  pelo desenvolvimento de pesquisas e formação de pessoas com uma visão mais abrangente.

O "Design no Mercosul"  foi também um tema tratado, pelo qual respondeu a  professora de Design da UEM, Cláudia Cirineo Ferreira Monteiro. Ela apontou que há uma semelhança hoje na formação de profissionais nos países do Mercosul e disse que isso é positivo para a promoção da mobilidade estudantil, o intercâmbio de profissionais e troca de experiências.

Os debates do encontro perpassam ainda pelas questões de mercado, como as possibilidades de estágios para os estudantes e a integração das universidades com empresas e governo, a fim de promover a inovação e a competitividade do setor de moda paranaense. O evento será encerrado no final da tarde com palestra do presidente do Sindivest-Maringá, Cássio Murilo de Almeida, que irá discorrer sobre "O Cenário atual da indústria do vestuário".