Unicesumar
Unicesumar

O Enem abriu portas para o jovem Caio Fialho: hoje ele estuda na Suíça

Arquiteto e urbanista, o ex-aluno da UniCesumar agora faz Mestrado no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique

Poder estudar Arquitetura e Urbanismo na UniCesumar -  uma das maiores universidades particulares do país - parecia um sonho distante para o jovem Caio Fialho aos 18 anos. Sem condições de arcar com as mensalidades, ele viu no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)  como uma oportunidade  para frequentar o curso.  Agora, formado e pós-graduado, aos 24 anos, acaba de ser  selecionado para um Mestrado na Suíça.

A aprovação na UniCesumar foi em 2015, quando Caio ainda conseguiu uma bolsa de estudos integral do Programa Universidade para Todos (ProUni). E ele não parou por ai: no último ano fez  seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)    tendo como tema "Dos Campos ao concreto: O desenvolvimento urbano de Campo Mourão".

O trabalho  foi apresentado no SIIU ( Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo), no qual o ajudou para a admissão no Mestrado na ETH Zürich, Suíça. Antes, ainda na UniCesumar, fez pós-graduação em Planejamento e Gestão de Tráfego, além de pesquisas em parceria com o programa IGLUs, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausana).

Agora, em 2021, o jovem se inscreveu para a seleção de mestrado da ETH (Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique) em que foram  avaliadas  o trabalho de graduação, artigos publicados e cartas de recomendação.

Depois de aceito como  aluno do Mestrado de Estudos Avançados em Desenho Urbano e Territorial,  Caio só tem agradecimentos aos professores, ao Enem e ao Prouni. “O ProUni foi essencial para o ingresso na universidade, por eu ser de uma família simples, o programa abriu as portas ensino superior e foi capaz de realizar o sonho que era cursar Arquitetura e Urbanismo, em uma universidade como a UniCesumar”.

O mestrado em Zurique vai começar no meio do segundo semestre deste ano, em setembro.  O estudante está muito curioso para saber exatamente as diferenças culturais e pedagógicas entre a educação brasileira e suíça. “Sou muito grato por essa conquista.  Levou algum tempo para conseguir preparar um portfólio relevante para a instituição”, diz o entusiasmado arquiteto e urbanista.

ELOGIOS

Os professores da UniCesumar também comemoram a conquista. “O Caio sempre foi um excelente aluno, atencioso, interessado e curioso. Desenvolveu um notável trabalho final de graduação, demonstrando todo aprendizado que adquiriu durante o curso”, disse o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paulo Renato de Castro Alves.

“A coordenação sente-se feliz, por ver que a equipe de professores conseguiu realizar um bom trabalho no desenvolvimento técnico profissional do Caio. Somos pontes que podem ajudar na caminhada”,  conclui.

 

Elogios também compartilhados pela professora Patrícia Bruder, que o orientou no trabalho final de graduação:  “O Caio foi um aluno que ingressou no curso através do exame do Enem e pelo Prouni. Este é um exemplo da importância dos programas de apoio ao ingresso no ensino superior no país. Seu interesse pela pesquisa foi despertado já no final do curso, quando tive a oportunidade de orientá-lo”.

A TESE

“Dos Campos ao concreto: O desenvolvimento urbano de Campo Mourão” foi  o título do TCC que valeu a indicação  de  Caio para o Mestrado na Suíça. O projeto  foi divido em duas partes. A primeira foi o artigo e a segunda parte  o projeto de requalificação urbana do centro daquela  cidade.

No artigo,  ele fez uma abordagem histórica do desenvolvimento urbano de Campo Mourão, juntamente com uma análise da situação atual da mobilidade urbana, gastos públicos, planejamento urbano e zoneamento. O objetivo foi  buscar diagnósticos para problemáticas urbanas da cidade e como resolve-las.

Já o projeto consistiu em pôr as ideias em prática, utilizando táticas como o DOTS (Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável). Tudo calcado numa melhora na qualidade de vida urbana e diminuição das desigualdades sociais.

O ENEM

O Enem é a principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil.  Desde 2009 as notas do exame  são utilizadas para   ingressar em escolas públicas e privadas. A tendência é substituir o tradicional vestibular pelo Enem.  E por meio das notas obtidas no Enem, o aluno poderá ter bolsas de estudos parciais ou até integrais em escolas particulares por meio do ProUni, programa do Governo Federal.

Últimas notícias

Categorias