Unicesumar
Unicesumar

Ação “Caminhada pela Vida” acontece neste sábado (23)

Evento visa dar visibilidade à discussão do tema suicídio, que ainda é tabu, ao mesmo tempo em que divulga serviços de atendimento psicológico gratuito à população

 

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a unidade da UniCesumar em Ponta Grossa promoverá a ação “Caminhada pela Vida”, no próximo dia 23 de setembro (sábado), a partir das 8 horas. A concentração da passeata acontece em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus (Praça Barão de Guaraúna) e seguirá rumo ao Parque Ambiental Governador Manoel Ribas. A ação é aberta ao público e visa chamar atenção à importância do tema, que ainda é tratado como tabu pela sociedade.

Na ocasião, estarão presentes professores e alunos de Psicologia e outras áreas da Saúde da instituição, que, ao final do trajeto da passeata, estarão à disposição dos participantes para oferecer informações sobre as opções de serviços que a instituição disponibiliza gratuitamente à comunidade. Entre os serviços estão atendimentos em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Estética, Odontologia e Assistência Jurídica. Para atendimentos psicológicos, o contato é feito pelo WhatsApp (42) 99165-3457.

Setembro Amarelo

O movimento “Setembro Amarelo” surgiu em 2014 com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e, atualmente, é a maior campanha antiestigma do mundo, promovendo diversas ações todos os anos. Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, registrou mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros chegaram a 14 mil casos. Praticamente 100% desses estavam relacionados às doenças mentais, o que indica que poderiam ser evitadas mediante tratamento psiquiátrico adequado e informações de qualidade.

O lema da campanha deste ano é “Se precisar, peça ajuda!”, a fim de promover a conscientização sobre a  importância da vida e da prevenção ao suicídio. Segundo Cinthia Pigato, coordenadora da clínica de Psicologia da UniCesumar, falar sobre o tema é necessário e precisa ser visto cada vez menos como preconceito. "Quando fomentamos o tema com o suporte necessário, pessoas que estão passando por momentos de crise se informam sobre as  maneiras de buscar ajuda e entendem que a vida é a melhor escolha. A Caminhada pela Vida é uma das ações contra o suicídio, que infelizmente é tão presente em nossa sociedade.", comenta.

Rear,View,Of,Group,Of,Teenage,Friends,Walking,In,The

Serviço:

Caminhada pela Vida

Local:  Igreja Sagrado Coração de Jesus (Praça Barão de Guaraúna, s/n)

Horário: 8h

Evento gratuito e aberto ao público

Atendimento psicológico gratuito

Mais informações: (42) 99165-3457 (WhatsApp)

Últimas notícias

Categorias