4ª Mostra de Iniciação Científica apresentará 203 trabalhos

Começa nesta segunda (20) a 4ª Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica do Cesumar, que tem por intuito apresentar os trabalhos produzidos pelos estudantes da instituição.

A abertura será às 19 horas, no auditório do bloco 6, e será feita pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Flávio Bortolozzi e pela diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello. A apresentação dos trabalhos, entretanto, começa na segunda-feira de manhã.

A mostra terá duração de três dias e contará com a apresentação oral de 203 trabalhos científicos, concluídos ou em andamento. Trata-se de projetos ligados ao Programa de Iniciação Científica do Cesumar (PICC) e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq-Cesumar).

De acordo com a diretora de Pesquisa, Ludhiana Bertoncello, estes programas "têm se revelado de fundamental importância no sentido de aproximar jovens estudantes e atividades de pesquisa, colocando-se como ponto de partida para a formação de novos cientistas e, principalmente, estimulando a produção de novos conhecimentos".

Ludhiana disse ainda que a Mostra de Iniciação Científica é relevante por promover "um rico intercâmbio entre alunos e professores pesquisadores, visando a troca de informação científica". Ela avaliou os trabalhos inscritos como bastante positivos. "Há muitos trabalhos excelentes, discutindo temáticas atuais, projetos desafiadores que, com certeza, devem ser assistidos", ressaltou a diretora, ao fazer o convite para que "toda comunidade acadêmica prestigie nossos pesquisadores".

A Mostra serve ainda como meio de avaliação dos projetos que integram os programas de iniciação científica existentes na instituição. Durante as apresentações, as pesquisas dos alunos são avaliadas por professores de cada área específica, pelo Comitê de Pesquisa e pelos seus orientadores.

A 4ª Mostra Interna de Iniciação Científica ocorrerá de segunda a quarta-feira e as apresentações serão feitas em salas de aula dos blocos 5, 6, 7 e 8 nos períodos da manhã, tarde e noite.

Mais informações, bem como a distribuição da salas de apresentações podem ser conferidas neste link.