4ª Mostra Tecnológica abre inscrições para inventores

A 4ª Mostra Tecnológica de Maringá abre segunda-feira (25) o prazo para inscrição de inventos. A Mostra vai acontecer de 15 a 18 de outubro e é uma grande oportunidade para pessoas ou empresas que desenvolveram produtos tecnológicos inovadores ou qualquer processo de melhoria em uma linha de produção apresentar sua criação ao mercado.

A mostra tecnológica tem por objetivo difundir inovações de base tecnológica e promover o encontro entre inventores, empresários e as instituições de ensino, ciência e tecnologia, visando acima de tudo a geração de novas patentes e o desenvolvimento tecnológico da região.

O intuito é beneficiar principalmente os inventores, que podem ter a chance de colocar um produto novo no mercado, e o setor produtivo que precisa sempre contar com soluções inovadoras para suas linhas de produção.

Existe ainda o benefício da integração entre o campo produtivo e as instituições de ensino e pesquisa, quebrando-se a barreira que existe quando se fala em tecnologia.

Os inventores podem inscrever protótipos e projetos de inventos de máquinas e equipamentos, softwares, projetos de serviços e processos das mais diversas áreas e empreendimentos de base tecnológica.

Um dos fatores que faz com que a Mostra seja uma boa opção de divulgação dos produtos desenvolvidos é por ela acontecer paralelamente à Feira Metalmecânica, organizada pelo Senai e Sindimetal (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná), a qual reúne as maiores indústrias da área.

A Mostra Tecnológica é uma promoção do ITM - Instituto Tecnópole de Maringá, Cesumar, Codem, Incubadora Tecnológica e Universidade Estadual de Maringá.

Inscrições

O inventor nada paga para participar da mostra. O seu produto deve ser inscrito por meio da internet, no site do evento (www.mostratecnologica.com.br) até o dia 26 de setembro. É preciso caracterizar o invento como uma inovação tecnológica, prestar as informações solicitadas e descrever o produto em detalhes. Uma comissão científica vai avaliar e indicar os trabalhos que têm condições de ir à Mostra.