5 mil cestas básicas serão distribuídas a comunidades ribeirinhas no Amazonas

Instituto Missional, Unicesumar EAD, Instituto Unicesumar, Pátria Voluntária, Fundação Banco do Brasil e outros parceiros iniciaram operação no dia 11. Embarcação já está a caminho das comunidades ribeirinhas.

O Instituto Missional, a Unicesumar EAD, o Instituto Unicesumar e parceiros governamentais e empresariais iniciam uma importante empreitada com o objetivo de levar cestas básicas para as populações ribeirinhas mais vulneráveis afetadas pela pandemia da Covid-19 no estado do Amazonas. A Operação Amazonas teve início no dia 10, com a montagem das cestas e tem a proposta de levar alimento para a população que vive ao longo de toda a calha do rio Solimões e dois de seus afluentes, que são os rios Juruá e Japurá. A primeira embarcação já está navegando pelos rios amazônicos em direção às comunidades. Cerca de 30 voluntários, entre eles, colaboradores do polo de Manaus da Unicesumar EAD, ajudaram a organizar os alimentos.

A operação será realizada em três etapas que vão utilizar duas embarcações e as entregas serão feitas com a ajuda de equipes voluntárias, ligadas a organizações missionárias da região. Na primeira fase, serão distribuídas mais de 86 toneladas de alimentos, divididas em 5 mil cestas básicas, além de itens de higiene pessoal.

Nessa etapa, a operação vai contemplar as rotas dos rios Juruá e Japurá. Duas embarcações saem do Porto Demétrio em Manaus, entregando os alimentos nas comunidades localizadas às margens desses dois rios.

A Operação Amazonas é uma iniciativa do Pátria Voluntária, programa criado pelo Governo Federal Brasileiro por meio do decreto nº 9.906, de 9 de julho de 2019, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), tendo como proponente a Fundação Banco do Brasil. O trabalho é amparado por recursos de origem privada obtidos junto a empresas doadoras e tem como executor o Instituto Missional. A Unicesumar EAD e o Instituto Unicesumar estão mobilizando voluntários em seus polos para dar suporte logístico ao projeto.

O Amazonas é o maior estado brasileiro em termos territoriais e tem o quinto pior índice no rendimento nominal mensal domiciliar per capita. Estima-se que tenha 150 mil famílias vivendo em 2 mil comunidades ribeirinhas somente no Rio Amazonas/Solimões.