50% dos aprovados no vestibular de medicina são da região

Na lista dos candidatos aprovados no primeiro vestibular de Medicina do Cesumar, 50% são da região Norte e Noroeste do Paraná, 10% de outras regiões do Estado e 40% de outros estados.

Cidades como Floresta, Mandaguari, Marialva, Santa Cruz do Monte Castelo, Cianorte, Jandaia do Sul, Campo Mourão e Umuarama, tiveram candidatos aprovados, além de Maringá, Londrina, Arapongas, Rolândia e Apucarana, entre outras.

Os 40% de candidatos aprovados de outros estados são de São Paulo  (16% de aprovados), Mato Grosso do Sul (8%), Goiás (4%), Minas Gerais (3%) e, ainda, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantis, com 1% de aprovados cada.

De acordo com o diretor de Planejamento de Ensino, Maurício Ribeiro da Silva,  o índice de aprovação se deu proporcional ao número de inscritos por regiões. Considerando apenas o Estado do Paraná, por exemplo, a região de Maringá tinha 65% de inscritos contra 35% de outras regiões.

Primeiro lugar

O candidato aprovado em primeiro lugar é de Umuarama: Gustavo Koiti Kondo, 19 anos. O rapaz, no entanto, confirmou em entrevista por telefone que não ocupará a vaga no Cesumar, uma vez que foi aprovado no vestibular da Universidade Federal do Paraná.

"eu já conhecia o resultado da Federal, mas ainda assim quis fazer o vestibular do Cesumar porque já estava com tudo pago e resolvi conhecer o processo", comentou o rapaz ao elogiar o nível da prova:  "achei que a prova teve um nível muito bom. Não ficava atrás de nenhum outro vestibular que fiz; não é qualquer um que conseguia chegar ali e resolver as questões", disse ele.

Gustavo contou que fez um ano de engenharia mecatrônica e no ano passado trancou o curso para tentar medicina. Além da aprovação na Federal e no Cesumar, ele foi aprovado em quatro outras universidades paranaenses.

Desclassificados

Do total de 2.421 candidatos que se inscreveram no processo seletivo do Cesumar, 219 foram desclassificados.

O período de matrícula para os aprovados em primeira chamada vai de quinta a sábado desta semana (9 a 11 de fevereiro). A lista da segunda chamada será divulgada pelo Cesumar no dia 13, às 10 horas.