5ª Jornada da Liga Acadêmica de Cirurgia é realizada na UniCesumar

Segundo os organizadores, projeto de extensão é uma oportunidade mostrar aos alunos temas que vão além da graduação

Na última quarta-feira (11), a UniCesumar sediou a 5ª Jornada da Liga Acadêmica de Cirurgia e Anestesiologia de Maringá. No evento, os participantes, que em geral são alunos dos primeiros anos do curso de Medicina, conferiram palestras sobre mitos e verdades da anestesia, cirurgia robótica, atendimento politrauma e mulheres na cirurgia.

De acordo com a presidente da liga, Jessica Laccort, a vantagem desse projeto é ter contato com temas que não são contemplados pela grade curricular do curso. “Com jornadas como essa, a liga consegue apresentar aos alunos dos anos iniciais esses temas, que ainda não fazem parte da rotina deles. Quando os médicos convidados tratam sobre técnicas e rotinas de trabalho, bem como o que eles estudam, o pessoal que está começando a faculdade pode aprender um pouco mais.”

Adriano Zen é aluno do 3º ano de Medicina da UniCesumar e diretor da área de extensão da liga. Para ele, fazer parte da Liga Acadêmica de Cirurgia é muito enriquecedor, pois os casos apresentados são, em geral, incomuns. “As ligas vêm, nesse viés, somando muito, desenvolvendo habilidades e gerando oportunidade para que o acadêmico tenha contato com outros profissionais, e até mesmo favorecendo essa rede de contatos para um futuro pós-formação.”

O projeto de extensão é dirigido por acadêmicos da UniCesumar, mas possui entre os membros estudantes de outras instituições. Ao todo, são 28 ligas acadêmicas do curso de Medicina, que abordam diferentes áreas dentro do curso.